Tempestade avança por SC e Defesa Civil expande alerta; veja níveis por cidade

Acúmulo de chuva pode chegar a 100mm em algumas regiões do Estado nos próximos dias; saiba os riscos e recomendações

A Defesa Civil expandiu o alerta para chuva volumosa e temporais em Santa Catarina entre terça (8) e quarta-feira (9).

Segundo a previsão do órgão, há riscos para alagamentos, deslizamentos, raios, granizo e rajadas de vento em todo o Estado. O acúmulo de chuva pode chegar a 100mm em algumas regiões.

Tempestade muda a cor o céu em Blumenau – Foto: Flávia Prata/NDTVTempestade muda a cor o céu em Blumenau – Foto: Flávia Prata/NDTV

A tempestade é provocada por um sistema de baixa pressão formado na altura do Litoral de Santa Catarina.

O alerta da Defesa Civil é referente ao período entre às 10h desta terça até às 23h59 de quarta-feira. No entanto, de acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a condição deve permanecer nos próximos quatro dias.

Toda a faixa Leste do Estado deve ser mais castigada pelo temporal, conforme destacado pela Defesa Civil. As outras regiões têm risco moderado para ocorrências causadas por fenômenos.

Os riscos por localidade podem ser observadas no mapa abaixo:

Santa Catarina terá temporais entre esta terça (8) e quarta-feira (9) – Foto: Divulgação/Defesa CivilSanta Catarina terá temporais entre esta terça (8) e quarta-feira (9) – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Cuidados e recomendações

Em tempestades com ventos fortes e raios, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Na praia, jamais fique na água. Vale lembrar que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro, e os aparelhos eletrônicos devem ser desligados.

Já em casos de alagamentos e inundações, a orientação é de que os moradores evitem contato com as águas e não dirijam em locais alagados, assim como transitar em pontilhões ou pontes submersas.

Deve-se ter uma atenção especial para crianças próximas a rios e ribeirões.

Além disso, os catarinenses precisam ficar atentos a alguns sinais de deslizamentos de terra. São eles: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência; aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal da Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Chuva no resto da semana

Na quarta-feira, o tempo será de nebulosidade variável e tem condição de chuva em Santa Catarina no decorrer do dia, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas devem ser baixas com pequena variação durante o dia.

Segundo a Epagri/Ciram, na quinta (10) a chuva permanece com força no Estado. A previsão é de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões de SC, devido a um cavado (área de baixa pressão).

Já na sexta-feira (11), mais nuvens serão registradas na madrugada e na manhã por conta do deslocamento de uma frente fria pelo Litoral. Durante o dia, podem ocorrer aberturas de sol em boa parte do Estado.

O sábado (12) terá sol e poucas nuvens em toda Santa Catarina.

+

Tempo