Tempestade deixa rastro de destruição em SC com queda de árvores e casas destelhadas

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para riscos de mais estragos neste sábado

Os temporais que atingem Santa Catarina desde sexta-feira (28) têm causado estragos em regiões do Estado. Em Campos Novos, no Oeste, foram registrados cerca de 60 destelhamentos até a manhã deste sábado (29).

Cerca de 60 casas ficaram destelhadas em Campos NovosCerca de 60 casas ficaram destelhadas em Campos Novos – Foto: Divulgação/ND

Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil municipal também atenderam ocorrências de quedas de árvores e de postes. Setores da prefeitura apoiam na desobstrução de vias públicas neste sábado.

Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial foram os bairros mais afetados pelas ocorrências, de acordo com os bombeiros.

Conforme a guarnição, há relatos de pessoas feridas, que buscaram ajuda por conta própria. A corporação, no entanto, não efetuou nenhum atendimento de vítima.

Os temporais da sexta afetaram as áreas mais ao Oeste do Estado, além de regiões próximas ao Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, atingiram também o Planalto e o Litoral Sul.

Porém, até as 10h20, a Defesa Civil estadual havia recebido relatos de estragos apenas nos municípios de Campos Novos, destelhamentos em Porto União e uma casa afetada pelas chuvas em Siderópolis.

Municípios ficam sem energia elétrica

Durante a madrugada ventos fortes atingiram a região de Videira e Campos Novos. Quatro torres de transmissão de energia elétrica de 230kV da empresa Evoltz acabaram sendo derrubadas e deixaram a Subestação de Videira de 230 KV, supridora das Subestações da Celesc de Videira, Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo, sem energia.

A Celesc informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está disponibilizando todas as suas equipes para auxiliar a transmissora Evoltz a recuperar o sistema o mais rápido possível.

Até o momento, a Celesc já conseguiu redirecionar o atendimento de algumas de suas subestações de energia para atender Videira e o hospital da cidade. Além disso, está percorrendo outros municípios para verificar a situação em hospitais da região.

Às 10h cerca de 69,8 mil unidades consumidoras se encontravam sem energia. Ainda não há previsão para o completo reestabelecimento do sistema.

Sistema de baixa pressão

Segundo a Defesa Civil do Estado, a condição do tempo é decorrente da influência de um sistema de baixa pressão e da aproximação de uma frente fria, provocando chuva forte e volumosa em Santa Catarina.

Neste sábado, o alerta foi atualizado principalmente para as áreas do Planalto e Litoral Norte, além de Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Nessas regiões há risco moderado para ocorrências associadas à chuva.

Nas áreas em amarelo do mapa há previsão de descargas elétricas, chuva intensa, granizo e rajadas fortes de vento.

As chuvas fortes devem atingir outras regiões do Estado neste sábado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDAs chuvas fortes devem atingir outras regiões do Estado neste sábado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
+

Tempo

Loading...