Tempestades avançam em Santa Catarina com ventos acima de 80 km/h

Defesa Civil emitiu alerta de temporais com ventos fortes, raios e chances de queda de granizo. Estado também tem áreas em atenção para chuva volumosa

A Defesa Civil emitiu alerta de tempestades com ventos acima de 80 km/h em Santa Catarina. O aviso vale, a princípio, das 21h deste domingo (25) até meio-dia desta segunda-feira (26). As primeiras regiões afetadas são Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Conforme o órgão, o deslocamento e a passagem de uma frente fria favorecem a condição nestas regiões (confira no mapa abaixo). Nas áreas em laranja há risco maior de chuva forte com raios, eventual queda de granizo e rajadas intensas de vento que podem superar 80 km/h.

Tempestades avançam em Santa Catarina com ventos fortes – Foto: Defesa Civil/Divulgação

As condições de acumulados altos de chuva em curto período são favoráveis às ocorrências de alagamentos e deslizamentos pontuais, alerta a Defesa Civil.

Chuva volumosa em outras áreas

A Defesa Civil também alerta para condição de chuva volumosa (acima de 50 mm em 12h) para as regiões entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

A condição ocorre pela circulação marítima (transporte de umidade do oceano para o continente), a partir da madrugada até 15h deste domingo. A previsão é de chuva moderada persistente.

Com os volumes de chuva acumulados, o órgão alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos pontuais. Confira no mapa abaixo as região atingidas.

Alerta de chuva volumosa em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação

+

Tempo