Tempo em Joinville: confira a previsão para setembro

Enquanto primavera traz maior chance de chuva, fenômeno La Niña pode diminuir o acumulado

Setembro começou com tempo nublado em Joinville e o que todo mundo quer saber é se a chuva continua ou vai embora no mês que dá início à primavera.

Segundo a meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Carolina Kannenberg, o acumulado de chuva em setembro na cidade deve ficar próximo à média do mês, que é de 130 a 150 mm.

“Na primavera, a gente tem mais chuva no Estado, inclusive com episódios de tempo severo, com vento forte e granizo”, explica. Com isso, pode haver acúmulo em poucos dias.

Nebulosidade persiste nesta semana em Joinville – Foto: Reprodução/Youtube

La Ninã pode diminuir a ocorrência de chuvas

Mas se a estação mais florida do ano costuma trazer chuva à cidade, há um fenômeno que pode fazer com que o acumulado seja menor do que o normal. É o La Ninã, evento que costuma diminuir a ocorrência de chuva. 

“Por isso, mesmo que na primavera chova em Santa Catarina, com a previsão da configuração do La Niña as chuvas devem ser menos frequentes”, prevê a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Crúz.

Assim, a previsão é de que chova com irregularidade em Joinville neste trimestre. Já as temperaturas devem ficar acima da média em todo o Estado, com o frio diminuindo gradativamente a partir de outubro.

Os ciclones extratropicais que têm preocupado os moradores de Joinville e região nos últimos meses continuam se deslocando pelo litoral Sul do Brasil durante setembro e outubro. Como se formam no oceano, a previsão é de mar agitado e ressaca.

Chuva fraca deve continuar nos próximos dias em Joinville

Nesta quarta-feira (2), a nebulosidade persiste com algumas aberturas de sol no decorrer do dia e possibilidade de chuva fraca, principalmente próximo a região da Serra Dona Francisca. Já na quinta-feira (3), a temperatura aumenta na cidade, chegando perto dos 30 °C, seguida de uma frente fria com ventos que devem predominar no fim de semana.

Para a semana que vem, segundo o meteorologista Clovis Correa, da Epagri/Ciram, há possibilidade de chuva e as temperaturas não devem subir. “As temperaturas ficam mais amenizadas, em torno de 18 a 22 °C, com possibilidade de chuva durante o dia”, indica.

+

Tempo