Tempo em SC: Chuvas intensas e temporais durante a quarta-feira

Órgãos alertam para deslizamentos e inundações, já que chuvas podem chegar a 150 mm no Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis

A previsão do tempo indica que, seguindo a tendência dos últimos dias, a quarta-feira (20) deve ser de tempo fechado e chuvas em Santa Catarina.

Contudo, além disso, o deve ser um dia com tempo ainda mais hostil em algumas regiões.

Tempo seguirá chuvoso no mínimo até sábado (23) – Foto: Caroline Figueiredo/NDTempo seguirá chuvoso no mínimo até sábado (23) – Foto: Caroline Figueiredo/ND

Oeste e Extremo-Oeste têm risco de temporal, segundo dados da Epagri/Ciram. Já o restante do Estado deve ter, além das chuvas, um dia de raios e trovões.

Contudo, as duas regiões com previsão de temporais devem ter tempo melhorando durante a noite.

Locais atingidos pelos temporais terão rajadas de vento em 50km/h, ao passo que as demais seguem na média de 45km/h.

A região Norte do Estado, juntamente com o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, têm prenúncio de chuva mais intensa.

“Chuva volumosa, com totais elevados, acima de 100 mm no período. Nesta terça (19) essa condição é mais para o Oeste e Norte, sobretudo áreas mais próximas a divisa com o Paraná, e no Oeste a chuva mais intensa começa a partir da tarde. Na quarta (20), a chuva intensa estende-se a boa parte das regiões citadas acima”, diz o alerta da Epagri/Ciram.

O aviso meteorológico da Defesa Civil vai no mesmo sentido, mas prevê 150 mm para a região Norte e um pedaço do Oeste do Estado.

O órgão frisa os alertas dos últimos dias, que atentam para risco de deslizamentos, alagamentos e inundações.

Até o fim de semana Blumenau deve enfrentar chuvas volumosas, assim como Joinville, que também segue com risco de novas ocorrências em virtude das chuvas.

O indicativo é de que o tempo não melhore, no mínimo, até sábado (23), que também tem risco de temporais isolados.

Litoral, Vale e Norte catarinense terão chuvas durante quinta (21) e sexta (22). Nas demais regiões, pancadas de chuva de verão.

Confira a previsão de temperaturas para quarta (20):

Planalto Sul: 13°C/20°C

Meio-Oeste: 16°C/21°C

Oeste: 16°C/23°C

Vale do Itajaí: 16°C/22°C

Litoral Norte: 18°C/24°C

Planalto Norte: 15°C/20°C

Grande Florianópolis Litorânea: 20°C/24°C

Grande Florianópolis Serrana: 15°C/20°C

Litoral Sul: 18°C/24°C

Extremo-Oeste: 17°C/26°C

+

Tempo