Temporais avançam em Santa Catarina com alerta para vento forte e granizo

Rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h no litoral e no Planalto Sul; a condição do tempo muda a partir de quarta-feira

Uma frente fria vinda da Argentina, que entrou em Santa Catarina nesta terça-feira (28), deve causar temporais e ventos fortes, com chance de granizo.

Tempo fechado em Chapecó na manhã desta terça-feira – Foto: Willian Ricardo/NDTempo fechado em Chapecó na manhã desta terça-feira – Foto: Willian Ricardo/ND

A tendência, segundo a Epagri/Ciram, é que a região Oeste seja atingida durante o período da manhã, e as demais durante a tarde. Existe risco de temporal isolado especialmente nas regiões Oeste e Norte.

As rajadas de vento, no litoral e Planalto Sul, podem chegar aos 70 km/h.

A Defesa Civil emitiu alerta na manhã desta terça para as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte e Sul, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Defesa Civil emitiu alerta para as regiões em amarelo no mapa – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoDefesa Civil emitiu alerta para as regiões em amarelo no mapa – Foto: Defesa Civil/Divulgação

O órgão alerta para que, em caso de temporal, as pessoas busquem um local abrigado, longe árvores, postes e placas.

Mudanças no tempo

A condição, no entanto, deve mudar a partir de quarta-feira (29). Conforme o meteorologista Marcelo Martins o sol deve aparecer entre nuvens, e as temperaturas devem cair, com chance de geada na Serra.

A condição é causada por uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.

Na quinta-feira (30), o sol predomina, com declínio ainda maior das temperaturas no Oeste e no Sul do Estado. Nas regiões mais altas, a temperatura pode chegar a -5°C. Na Grande Florianópolis há possibilidade de chuva.

+

Tempo