Temporais avançam em Santa Catarina e chegam a quase todas as regiões

O tempo instável avança no Estado entre esta quarta (12) e quinta-feira (13), por atuação de um sistema de baixa pressão

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de temporais em quase todo o Estado a partir desta quarta-feira (12). O tempo instável persiste durante a quinta-feira (13), por causa da atuação de um sistema de baixa pressão.

Santa Catarina deve ter temporais a partir desta quarta-feira (12) – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

O Estado passa por uma mudança no tempo durante esta semana. Na terça-feira (11), as condições favoreceram a formação de ventanias por diversas regiões, além da queda de temperaturas que seguem nos próximos dias.

As chances de temporais ocorrem a partir desta quarta em quase todas as regiões catarinenses. Confira em amarelo no mapa:

Alerta de temporais em quase todo o Estado – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Em todas as regiões destacadas há probabilidades de chuva forte com chances de elevados acúmulos de água em curto período de tempo, alerta a Defesa Civil.

O órgão ressalta, ainda, que não descarta as chances de alagamentos e deslizamentos pontuais nestas áreas.

As condições se estendem ao longo da quinta-feira, com previsão de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo, especialmente no período da tarde.

A recomendação é para que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e qualquer objeto que possa ser arremessado. Também não se deve permanecer próximo a janelas, e a indicação é que se desligue os aparelhos eletrônicos. Na praia, jamais fique na água.

Frio no Estado

Algumas regiões catarinenses amanheceram geladas nesta quarta-feira, de acordo com dados da Epagri/Ciram. Na Serra, São Joaquim registrou 4°C ao amanhecer. Criciúma, no Sul do Estado, marcou 10°C.

Já no Oeste, a menor temperatura foi registrada em Xanxerê, com 9°C. Os termômetros ficaram em torno de 13°C na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. No Norte, as mínimas variaram entre 14°C e 15°C.

As baixas temperaturas devem seguir nos próximos dias, e os termômetros não devem passar dos 20°C em Santa Catarina.

A mudança do tempo no Estado se dá por conta da passagem de uma frente fria no oceano.

+

Tempo