Novos temporais? Saiba a previsão do tempo para esta sexta em SC

Raios e trovões estão previstos para todas as regiões de SC, mas rajadas de vento não devem passar dos 45km/h; temporais podem afetar Grande Florianópolis e Litoral Norte

Após uma semana com chuvas volumosas e inundações, a previsão para sexta-feira (5) deve ser de tempo mais tranquilo em SC, ainda que com pancadas de chuva e risco de novos temporais, mas sem indicativo de repetir o que foi visto nos dias anteriores. Os temporais, caso ocorram, devem abranger a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Estado.

chuvas;temporais;sc;tempo;sexta;previsãoChuva chegou com força no bairro Estreito, na Capital – Foto: Gustavo Bruning/ND

Alertas da Defesa Civil foram renovados e emitidos ao longo de vários dias, com indicativo de temporais ainda na quinta (4), durante a tarde e noite. O órgão alerta: “há chance de eventual queda de granizo e rajadas de vento de forma isolada”.

Algumas cidades, como Florianópolis e Joinville, chegaram a registrar praticamente 200 mm de chuva, ou seja, o equivalente a 200 litros por metro quadrado.

Contudo, as chuvas desta sexta (5) devem ser amenas, sendo pancadas durante a tarde e noite, já que o dia começa com abertura de sol.

Raios e trovões estão previstos para todas as regiões, mas as rajadas de vento não devem passar dos 45 km/h, o que está dentro da normalidade.

Apesar da abertura de sol, será um dia com temperaturas máximas abaixo dos registros anteriores. Nenhuma região deve ter registros de 30° C, e as mínimas ficam na casa dos 16°C.

Com a chegada de uma massa de ar seco, o sábado (6) já deve ser de clima com menos chuvas. A previsão é de que no Litoral Norte ocorra chuva isolada na madrugada e início do dia. Ao que tudo indica, a partir daí os dias devem ser de tempo mais seco e sem novas chuvas.

Março terá tempo temperaturas mais baixas e tempo seco

O outono começa no dia 20 de março no hemisfério Sul este ano. Com ele, chegam as temperaturas mais baixas e o tempo seco que marcam esta estação de transição em Santa Catarina.

Sob o efeito do fenômeno La Niña, que entra no seu oitavo mês de atuação, essas características se tornam ainda mais evidentes. Então, é provável que tenhamos um outono frio e seco.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a La Niña se configurou da metade para o fim do último ano e tende a permanecer, perdendo um pouco de força, em parte do outono.

“A consequência para o nosso outono e inverno é uma diminuição das chuvas, tanto no volume quanto na frequência, no Sul do Brasil. As massas de ar frio chegam com mais frequência. Então, as noites tendem a ser mais frias”, explica.

Confira as temperaturas previstas para sexta (5):

  • Litoral Norte: 22°C/29°C
  • Planalto Norte: 14°C/24°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 22°C/27°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 17°C/26°C
  • Vale do Itajaí: 17°C/26°C
  • Litoral Sul: 19°C/28°C
  • Planalto Sul: 13°C/21°C
  • Meio-Oeste: 15°C/25°C
  • Oeste: 16°C/25°C
  • Extremo-Oeste: 17°C/25°C
+

Tempo