Terça será marcada por temporais e calor acima de 30°C

Possibilidade de temporais está mantida até quarta (17); tempo com sol e calor deve gerar máximas de 34°C e períodos de tempo aberto

Após uma manhã de sol, a previsão indica que a terça-feira (16) terminará com pancadas de chuva, raios e trovões, com risco de novos temporais em Santa Catarina. A única exceção será a região Oeste, que terá tempo aberto e ensolarado, sem indicativo de chuvas durante todo o dia.

previsão; tempo; sc; chuvas; temporais; calorTempo deve fechar ao fim do dia na maior parte de SC, mas Oeste será exceção – Foto: Rafael Bernardino/Divulgação/ND

“No decorrer desta terça (16) temos mais um ‘ingrediente’, a umidade. Teremos dois fatores, o calor e a alta umidade relativa do ar. Esses são os ingredientes necessários para a formação de algumas pancadas de chuva e temporais, especialmente à tarde e à noite”, disse o meteorologista Piter Scheuer em entrevista ao Balanço Geral Oeste.

Os momentos de calor poderão registrar até 34°C, e a previsão é de que, apesar do risco de temporais, as rajadas de vento fiquem em no máximo 45km/h.

O Oeste, especificamente, teve alerta de temporais durante esta segunda (15), com notificação da Defesa Civil do Estado.

Desde o início da noite de domingo não foram registradas grandes precipitações no Oeste. O foco das chuvas ficou no Litoral Catarinense, com o maior volume registrado em Joinville.

A cidade do Litoral Norte somou 46 mm de chuva em 24h, ou seja, o equivalente a 46 litros por m², ficando com marcação vermelha, a maior, nos dados da Epagri/Ciram.

As demais cidade da costa catarinense tiveram chuvas entre 10 mm e 12 mm. Com isso, Joinville teve registros de transtornos e estragos, especialmente na Zona Sul da cidade.

previsão; tempo; sc; chuvas; temporais; calorEm apenas uma hora, no domingo (14), ruas ficaram alagadas em Joinville – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Na região central várias ruas ficaram com água acumulada, dificultando o tráfego de veículos. No Iririú, na zona Leste, e no Nova Brasília e Vila Nova (ambos na zona Oeste), também ocorreram alagamentos. Você confere os registros dos estragos aqui.

Quarta-feira também pode ter tempo fechado e mais temporais

Os dados da Epagri/Ciram também indicam que a quarta-feira (17) será com aumento de nuvens com chuva desde a manhã, indo do Oeste ao Litoral Sul.

No restante do Estado, tempo parecido com a terça (16), com calor ao longo do dia, mas pancadas de chuva e temporais ao entardecer.

Além disso, a entidade destaca que a temperatura deverá ser elevada e está prevista uma sensação de abafamento, em virtude das condições climáticas que incluem a formação de uma frente fria em território gaúcho.

Confira a previsão de temperaturas para terça (16):

  • Litoral Norte: 20°C/30°C
  • Planalto Norte: 16°C/32°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 22°C/31°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 17°C/29°C
  • Vale do Itajaí: 18°C/32°C
  • Litoral Sul: 18°C/32°C
  • Planalto Sul: 13°C/28°C
  • Meio-Oeste: 16°C/33°C
  • Oeste: 15°C/32°C
  • Extremo-Oeste: 15°C/34°C
+

Tempo