Temporal deixa 16 feridos e mais de 800 desabrigados em Santa Catarina

Pelo menos dez ocorrências ainda estão em andamento; Defesa Civil alerta para novo risco de temporal

A Defesa Civil divulgou um balanço preliminar sobre os estragos causados pelo temporal que atingiu Santa Catarina no fim da tarde de sexta-feira (14) e na madrugada deste sábado (15). A operação, que ainda está em andamento, registrou 16 feridos, 830 desabrigados e 120 desalojados.

Temporal deixa 16 feridos e mais de 800 desabrigados em Santa Catarina – Foto: Reprodução/ND

Ainda na noite de sexta-feira, o órgão confirmou a passagem de dois tornados. Um deles foi registrado no período da tarde na cidade de Água Doce, localizada na região Meio-Oeste do Estado.

Segundo informações da Defesa Civil do município, 25 casas foram destruídas, outras 700 residências foram danificadas ou destelhadas e pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo que duas em estado grave.

Em Irineópolis, no Planalto Norte, um vídeo flagrou o momento em que a nuvem em formato espiral atingiu o solo.

Durante a tarde de sexta-feira, foram registrados granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

Cinco municípios estão recebendo assistência humanitária da Defesa Civil. Em Catanduvas, Água Doce, Vargem Bonita, Tangará e Irineópolis estão sendo distribuídos lonas e colchões.

Novo alerta de temporal

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a possibilidade de chuva forte acompanhada de raios neste sábado (15). Segundo o órgão, há risco de uma eventual queda de granizo e rajadas de vento.

Os fenômenos meteorológicos são previstos para o Extremo Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

+

Tempo