Temporal isolado e risco de deslizamento persistem para o início da semana em SC

Combinação de calor com umidade vai favorecer a instabilidade, causando pancadas de chuva isoladas e temporais em algumas regiões

A chuva vai persistir em Santa Catarina nesta segunda-feira (25), segundo informou a Defesa Civil. A combinação do calor com umidade vai favorecer a instabilidade, o que causará pancadas de chuva isoladas, além de temporais para algumas regiões.

Em Florianópolis, a chuva deste domingo (24) provocou inúmeros pontos de alagamentos, especialmente no Norte da Ilha onde a situação se agravou – Foto: Reprodução/NDEm Florianópolis, a chuva deste domingo (24) provocou inúmeros pontos de alagamentos, especialmente no Norte da Ilha onde a situação se agravou – Foto: Reprodução/ND

Para o início desta semana, do Planalto Norte a Grande Florianópolis, a chuva ocorre de forma ocasional, intercalada com períodos de abertura de sol, mas a condição de chuva forte em um curto espaço de tempo vai persistir.

Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Levien Corrêa, o acumulado de chuva para a semana na Grande Florianópolis será de até 60 milímetros. Nas demais regiões do Litoral catarinense não deve passar dos 40 milímetros. E, para o Oeste, a concentração de chuva vai aumentar, chegando aos 60 milímetros.

“Iniciamos a semana com nebulosidade variável e chuva a qualquer hora do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões como Oeste, Meio-Oeste e Planaltos, terá abertura de sol, porém com risco de temporal isolado no período da tarde”, explicou o meteorologista.

Segundo a Defesa Civil, as regiões do Alto Vale do Itajaí, parte do Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, ainda sofrerá com risco alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Confira no mapa.

Algumas regiões que estão em laranja permanecem com risco de deslizamentos e temporais isolados para o início da semana em SC – Foto: Defesa Civil de SC/DivulgaçãoAlgumas regiões que estão em laranja permanecem com risco de deslizamentos e temporais isolados para o início da semana em SC – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação

Condição do tempo para a semana

Ainda, segundo a Epagri/Ciram, entre terça e quarta-feira o sol vai predominar com aumento na temperatura. Porém, os temporais serão pontuais.

“O que pode acontecer são pancadas de chuva rápidas, que acontece no período da tarde, de curta duração e pode trazer temporal também. Com relação aos alagamentos vão depender muito da intensidade da chuva”, salienta Clóvis.

+

Tempo