Vale do Itajaí é uma das regiões mais afetadas pelos temporais

Brusque, Blumenau, Ascurra e Gaspar foram as cidades que notificaram a coordenação regional; Sul do Estado também sofreu com chuvas

A região do Médio Vale do Itajaí é uma das mais afetadas pelos temporais registrados entre segunda-feira (14) e terça (15), sendo que as prefeituras de quatro municípios da região – Brusque, Blumenau, Ascurra e Gaspar – notificaram a coordenação regional.

Contudo, a Defesa Civil do Estado ainda não atua em nenhum município em virtude de não receber notificação, o que é estipulado pela lei sobre o órgão.

O relatório detalhado acerca dos danos ocorridos deve ser concretizado até o fim desta semana, dentro do prazo de 10 dias corridos após as ocorrências.

Brusque decretou estado de emergência nesta terça – Foto: Divulgação/Defesa Civil BrusqueBrusque decretou estado de emergência nesta terça – Foto: Divulgação/Defesa Civil Brusque

Brusque já decretou estado de emergência nesta terça (15), e a previsão é que o município de Gaspar faça o mesmo nos próximos dias.

O volume de chuvas foi tão alto que o Rio Itajaí-Mirim teve uma alta, ficando perto dos 6,5 metros, enquanto o normal seria entre 1 e 1,5 metro.

Pouco mais acima, Ascurra chegou ao ponto de ter uma comunidade isolada (ou ilhada) em virtude do transbordamento de um córrego, já que a cidade sofreu com alagamentos.

Em Brusque, onde mais de 100 ocorrências já foram atendidas pela Defesa Civil do município, os deslizamentos foram os principais problemas.

Segundo a coordenadoria regional da Defesa Civil, em Blumenau também houve o registo de pessoas que foram para casa de familiares para evitar risco em suas residências.

“O volume de chuva foi muito atípico. De modo que o rio acabou saindo da calha com a própria chuva que caiu no município. Algo extremamente raro de acontecer, porque a nossa calha é muito alta”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

Em Itajaí, segundo a Defesa Civil municipal, foram seis chamados por conta de quedas de árvores e pequenos alagamentos. Algumas residências também tiveram quedas de energia, mas a situação já foi normalizada durante a manhã de terça (15).

Alerta de deslizamentos permanece

Na região, segue o alerta para deslizamentos. O tempo permanece instável, com possibilidade de chuva no fim da quarta (9), por isso, a Defesa Civil do município mantém a atenção de deslizamentos na região.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque ressalta que a população deve ficar atenta aos alertas e avisos dos órgãos, além de o cuidado ser redobrado para quem mora perto de encostas.

“Se escutar barulhos estranhos de árvores quebrando, a casa ou o terreno rachando é importante que deixe a residência naquele momento e vá para uma área segura”, afirma, também citando que o residente deve acionar a Defesa Civil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo