Veja a superlua registrada no céu de SC entre esta terça e quarta

No Brasil, a fase parcial do eclipse da lua foi vista nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26)

A superlua de sangue foi vista de várias partes do mundo na noite de terça-feira (25) e nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26), especialmente na Austrália e no Leste da Ásia. O fenômeno também coincidiu com o eclipse lunar total, quando o satélite natural está no ponto mais próximo da Terra e fica maior e mais brilhante.

Superlua foi registrada nesta quarta-feira (26) em Florianópolis – Foto: NDTV/ReproduçãoSuperlua foi registrada nesta quarta-feira (26) em Florianópolis – Foto: NDTV/Reprodução

Em Santa Catarina, o fenômeno foi registrado em Florianópolis, em Blumenau, no Vale do Itajaí e também em Chapecó, no Oeste catarinense.

Superlua registrada em Chapecó

Superlua vista de Blumenau

Superlua foi registrada em Blumenau nesta madrugada de quarta-feira (26) – Foto: Lucas Fernandes/NTDVSuperlua foi registrada em Blumenau nesta madrugada de quarta-feira (26) – Foto: Lucas Fernandes/NTDV

No Brasil, conforme explica o professor de astrofísica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Zabot, a posição deste eclipse não favorece a observação em algumas partes do país.

Esse fenômeno é raro e a superlua acompanhada de um eclipse lunar total só vai ocorrer novamente em 8 de outubro de 2033, segundo explicou o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Superlua

A superlua ocorre quando a lua cheia está no ponto mais próximo da Terra. Para ser observada em Santa Catarina, no entanto, depende também das condições meteorológicas.

Já o termo lua de sangue se dá ao fato da coloração avermelhada que a Lua atinge quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...