Veja como identificar e o que fazer em caso de deslizamentos de terra

Defesa Civil explica que há fatores que indicam possíveis deslizamentos de terra

O deslizamento é uma das ocorrências relacionadas às chuvas que mais preocupa as autoridades de Defesa Civil.  O fenômeno, nada mais é que o escorregamento de materiais sólidos como terra, rochas e vegetação das encostas e áreas inclinadas.

É possível observar alguns indícios para detectar possíveis deslizamentos de terra – Foto: PMRv/Divulgação/NDÉ possível observar alguns indícios para detectar possíveis deslizamentos de terra – Foto: PMRv/Divulgação/ND

Em épocas do ano onde o volume de chuva é maior, essas ocorrências tendem a ser mais frequentes. Mas há como prever quando e onde pode ocorrer deslizamentos?

A resposta é sim. Em conversa com a reportagem do ND+, o Diretor de Geologia da Secretaria de Defesa Civil de Blumenau, Gerson Lange Filho, explicou que existem alguns fatores que a população pode observar que indicam possíveis deslizamentos de terra.

“É importante realizar essas ações preventivas e, sempre que detectar algo fora da normalidade, entrar em contato com a Defesa Civil o mais rápido possível”, afirma o diretor.

Veja como identificar sinais de deslizamento de terra:

  • Monitore movimentações no terreno: a movimentação no terreno, muitas vezes, indica que o solo em geral está se movimentando. Desníveis nas encostas, rachaduras no solo e árvores inclinadas no terreno podem ser um sinal de que pode haver escorregamentos no solo.
  •  Fique atento à cor da água: a coloração da água que escorre pelas encostas também dá indicativo de que pode haver deslizamento. Se a água escorre em uma coloração transparente e “limpa”, tudo está normal. Agora, se ela escorre com um tom barroso, quer dizer que pode haver movimentação na parte alta da encosta.
  • Observe rachaduras no imóvel: não é apenas a movimentação do solo que indica que pode ocorrer deslizamento. A estrutura construída no terreno, por vezes, também pode apresentar indícios. Rachaduras em muros, paredes, postes podem ser sinal de movimentação no solo.
  • Consulte a Defesa Civil antes de construir: conforme o diretor de Geologia, muitos deslizamentos são provocados por ação humana. Ao construir ou reformar o imóvel e muito importante consultar a Defesa Civil para verificar se a área a ser construída não contem nenhum tipo de risco.
  • Ligue para o 199: alertar a Defesa Civil sempre que observar alguma coisa fora da normalidade é essencial.
+

Tempo

Loading...