Veja os estragos causados pela chuva e como fica o tempo no Litoral Norte de SC

Chuvas na noite e madrugada entre esta terça e quarta-feira resultou em estragos e alagamentos em todo Estado

A noite e madrugada entre esta terça-feira (8) e quarta-feira (9), foram de chuva forte em toda Santa Catarina, o que acarretou alagamentos e estragos pontuais no Litoral Norte do Estado.

Em Itajaí, foram poucos alagamentos próximos a Brusque, que registrou queda de muro, deslizamentos e alagamentos. Foram registrados danos à infraestrutura pública, nos pontilhões, e residências atingidas pelos alagamentos. Choveu aproximadamente 173 mm.

Em Balneário Camboriú o cumulado foi de 156 mm, houve relato de escorregamento na avenida Panorâmica e alagamento pontual próximo ao Shopping, na área central da cidade.

Além disso, foram registrados pontos de alagamento na Avenida das Flores, o que ocasionou a interdição temporária da via, até o escoamento da água.

Foi registrado também um deslizamento de terra na Avenida Panorâmica, que motivou o isolamento do passeio do lado direito da via, de forma temporária, por motivo de segurança.
Os Agentes de Trânsito estão nas vias prestando o apoio.

Chuva causou deslizamentos pontuais em Balneário Camboriú - Reprodução/ND
1 2

Chuva causou deslizamentos pontuais em Balneário Camboriú - Reprodução/ND

Chuva causou deslizamentos pontuais em Balneário Camboriú - Reprodução ND
2 2

Chuva causou deslizamentos pontuais em Balneário Camboriú - Reprodução ND

Em Canelinha a situação foi mais grave com alagamentos, as primeiras informações apontam que 10 famílias foram encaminhadas para abrigo. Em um período de 12 horas choveu 286 mm e o munícipio já sofre com as consequências do excesso da água.

A Defesa Civil do Estado segue em alerta para as condições de chuva, que deve permanecer de forma persistente. Luiz Alves houve queda de árvore na Rodovia de acesso a Massaranduba.

Paralização na Semasa

A chuva forte da noite passada não prejudicou o funcionamento das Estações de Tratamento de Água do São Roque e Arapongas, responsáveis pelo abastecimento de Itajaí e Navegantes. Já a ETA Limoeiro e demais unidades do interior (poços com telemetria) foram paralisadas ontem à noite, devido aos efeitos da chuva. O reservatório da região é abastecido por caminhões-pipa.

Houve alagamento na sede da estação Limoeiro e queda de ponte que impede a chegada da equipe na captação do Rio Mineral, que abastece a região.

Algumas estações da Semasa precisaram ser paralisadas por conta das chuvas – Foto: Semasa/DivulgaçãoAlgumas estações da Semasa precisaram ser paralisadas por conta das chuvas – Foto: Semasa/Divulgação

A turbidez da água bruta no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim, na manhã desta quarta-feira, apresenta 1000 NTU (o normal é 200 NTU), o que possibilita a captação. Ainda não há ocorrência de entulhos no canal que possam prejudicar o sistema de captação.

A diretoria de Saneamento mantém equipe no local para monitoramento das condições do rio, nas próximas horas. Um guindaste será posicionado caso seja necessária retirada de materiais.

O Semasa está alerta para novas ocorrências e manterá os consumidores informados no decorrer do dia.

A Defesa Civil Estadual permanece de plantão para apoiar os municípios. Até o momento a instituição não recebeu solicitação de suporte dos municípios. As ocorrências estão sendo administradas pelas defesas civis municipais. Técnicos permanecem em campo realizando levantamentos.

Como fica o tempo no Litoral Norte

O aporte da unidade do oceano para o continente mantém condições de chuva para todo o Estado nesta quarta-feira.

Na região litorânea as chuvas ocorrem de forma persistente, enquanto no Oeste acontecem em forma de pancadas isoladas.

As temperaturas mínimas ficam em torno de 17°C no Litoral e 12°C nas demais regiões. As máximas variam entre 13°C e 16°C nos planaltos e ficam em torno de 19°C nas demais áreas.

Alerta da Defesa Civil

Defesa Civil emitiu alerta para chuvas volumosas e temporais, que devem persistir nesta quarta-feira.

Nas regiões em amarelo, temporais podem ocorrer pela presença de instabilidades, com possibilidade de chuva intensa, raios, queda de granizo e rajadas de vento, com risco moderado para ocorrências associadas  aos fenômenos.

Defesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta quarta-feira (9) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta quarta-feira (9) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo