Ventania e ressaca atingem o litoral de Santa Catarina nesta segunda-feira

Rajadas de vento e mar agitado com ondas de até três metros de altura marcam mudança no tempo em todo a região litorânea

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas para mar agitado, com possibilidades de ressaca, e rajadas de vento em toda o litoral nesta segunda-feira (14).

Litoral catarinense tem previsão de ressaca nesta segunda-feira (14) – Foto: Anderson Coelho/ND

De acordo com o órgão, as previsões indicam condição de mar agitado com ondas de Sudoeste/Sul, com picos de altura entre 2,5 a 3 metros de altura, entre a tarde desta segunda até a madrugada de terça-feira (15).

Há também riscos de ressaca em toda a costa. Confira no mapa abaixo:

Mar agitado em todo o Litoral catarinense – Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil destaca que em caso de mar agitado, a navegação e a atividade de pesca devem ser evitados. A prática de esportes náuticos, assim como banhar-se no mar ou caminhar e pedalar na orla, também não são indicados nestas condições.

Também é preciso ter atenção especial para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão. Equipamentos de pesca e maricultura devem ser protegidos.

Ventania no litoral

Toda a região litorânea deve ficar em estado de atenção para rajadas de ventos no decorrer desta segunda-feira (14).

O vento pode chegar a 75 km/h, com direção de quadrante Sul, devido a passagem de uma frente fria.

A ventania ocorre entre a manhã e o início da tarde no litoral Sul, e atinge as regiões da Grande Florianópolis e litoral Norte no decorrer da tarde e noite.

Vale lembrar que a população deve buscar um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.

+

Tempo