VÍDEO: chuva forte causa alagamentos em cidades do Vale

Em Indaial, a Defesa Civil registrou mais de 43 milímetros de chuva em apenas uma hora; diversos pontos do município ficaram alagados

A forte chuva que atingiu o Vale do Itajaí no final da tarde desta quinta-feira (27) causou transtornos aos moradores de algumas cidades. Em Indaial e Ituporanga, ruas ficaram alagadas, enquanto em Blumenau mais de sete mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.

Carros ficam alagados em Indaial – Foto: Defesa CivilCarros ficam alagados em Indaial – Foto: Defesa Civil

Em Indaial, a forte chuva elevou o nível do Rio Morto, que subiu e atingiu casas e carros que estavam estacionados no local. Já na Rua Anitápolis, um vídeo gravado por um morador mostra a via tomada pelas águas e os veículos enfrentando dificuldades de passar pelo local.

De acordo com a Defesa Civil de Indaial, o volume de chuva que caiu sobre cidade nas últimas horas ultrapassou a marca de 43,6 milímetros. Nas últimas 24h o número chega a 77,6 milímetros.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Ivo Ockner, o volume de chuva foi muito grande e caiu em pouco tempo. “O sistema de escoamento não suporta essa quantidade de água de uma só vez”, explicou.

Até o momento, a Defesa Civil de Indaial atendeu a pelo menos 20 chamados. Entre as ocorrências estão alagamentos e quedas de barreiras. Não há informações de vítimas.

Em Ituporanga e Aurora, no Alto Vale, moradores também registraram alagamentos em alguns pontos da cidade. O volume de chuva por lá também foi alto.

Forte chuva também atingiu Ituporanga, no Alto Vale – Foto: Divulgação / Redes SociaisForte chuva também atingiu Ituporanga, no Alto Vale – Foto: Divulgação / Redes Sociais

Região norte de Blumenau fica no escuro

Blumenau também registrou chuva intensa no início da noite desta quinta-feira (28). Em função do temporal, mais de sete mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na cidade. A região mais afetada foi a Fortaleza.

A informação contava no sistema da Celesc, que monitora a situação em tempo real do fornecimento de energia elétrica em Santa Catarina.

Deslizamentos em Guabiruba

Após o temporal que atingiu a região do Vale, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de deslizamentos na cidade de Guabiruba, que já havia sido afetada por uma enxurrada no último domingo (24).

Guabiruba em alerta para risco de deslizamentos – Foto: Divulgação / Defesa Civil SCGuabiruba em alerta para risco de deslizamentos – Foto: Divulgação / Defesa Civil SC

De acordo com o meteorologista Felipe Theodorovitz, o risco para deslizamentos na cidade é muito alto. Em caso de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199 ou Corpo de Bombeiros através do 193.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo