VÍDEO: chuva se concentra na região Sul de Blumenau e correnteza preocupa moradores

Imagens dos bairros Garcia, Valparaíso e Progresso mostram alto volume de água descendo com força em direção ao rio Itajaí-Açu

A chuva que cai há alguns dias em Blumenau e que se intensificou na madrugada desta terça-feira (12) já preocupa moradores de algumas regiões.

Chuva na região Sul de Blumenau preocupa moradores. Na imagem, registro da correnteza no ribeirão Garcia na região da Nova Rússia – Foto: André Vanzuiten/Arquivo pessoalChuva na região Sul de Blumenau preocupa moradores. Na imagem, registro da correnteza no ribeirão Garcia na região da Nova Rússia – Foto: André Vanzuiten/Arquivo pessoal

Nos bairros Garcia, Valparaíso e Progresso, todos na porção Sul da cidade, o volume de chuva já fez o nível dos ribeirões subir e alagou algumas ruas. Uma das regiões com maior volume de chuvas é a localidade da Nova Rússia, no Progresso.

Vídeos que já circulam entre a população mostram a força da correnteza do ribeirão Garcia, que cruza o bairro e deságua no rio Itajaí-Açu. Veja as imagens:

Chuva na região Sul de Blumenau preocupa moradores. Na imagem, registro da correnteza no ribeirão Garcia na região da Nova Rússia – Vídeo: André Vanzuiten/Arquivo pessoal

Chuva na região Sul de Blumenau preocupa moradores. Na imagem, registro da correnteza no ribeirão Garcia na região da Nova Rússia – Vídeo: André Vanzuiten/Arquivo pessoal

Volume de chuvas

De acordo com o Alertablu (Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau) só nesta terça-feira (12) foram registrados 53,8 milímetros de chuva na Nova Rússia e 51,2 milímetros no Jordão, outra localidade da região.

Acumulados de chuva registrados nesta terça-feira (12) em Blumenau até às 15h – Foto: Divulgação/AlertabluAcumulados de chuva registrados nesta terça-feira (12) em Blumenau até às 15h – Foto: Divulgação/Alertablu

No restante do município a chuva foi menos intensa. Porém, a chuva é frequente nos últimos dias e o volume da madrugada desta terça resultou em acumulados expressivos, principalmente na região Sul e na Vila Itoupava, norte da cidade.

A atualização mais recente da previsão do tempo, divulgada por volta das 15h15, confirma que as áreas de instabilidade associadas a circulação marítima ganharam intensidade. A condição para chuva isolada, de intensidade fraca a moderada, permanece e não se descarta o risco para chuva intensa em curto período de tempo e alagamentos pontuais, sobretudo no Sul de Blumenau.

Ocorrências

Foram registradas duas ocorrências por conta das chuvas até esta terça (12). A primeira foi no domingo (10), quando uma árvore caiu em uma residência na rua Irmã Aluísianis, no bairro Velha.

A segunda ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira na rua Frederico Deeke, onde houve um deslizamento de pequeno porte nos fundos de uma casa. Não houve feridos em nenhum dos dois casos.

Foram registrados alguns pontos de alagamento na Nova Rússia, em locais de acesso a residências. A Defesa Civil segue monitorando a região, além da rua Emílio Tallmann e da Via Itoupava.

Em caso de ocorrência, a orientação da Defesa Civil é entrar em contato com os serviços de atendimento pelos números 199 e 193 (Corpo de Bombeiros).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...