VÍDEO: Eclipse ‘Lua de Sangue’ promove espetáculo no céu de SC

Eclipse total da lua pôde ser visto de várias partes do mundo e foi registrado em Joinville, por um cinegrafista da NDTV Record TV

Quem ficou acordado até mais tarde na noite de domingo (15) pôde acompanhar um espetáculo no céu: o eclipse “Lua de Sangue”, que deixou a lua sob a sombra da Terra, foi visto de várias partes do mundo.

“Lua de Sangue” foi vista de vários lugares do mundo – Foto: Juliano Masselai/NDTV“Lua de Sangue” foi vista de vários lugares do mundo – Foto: Juliano Masselai/NDTV

Mas se você não viu, não fique triste: em Joinville, no Norte de Santa Catarina, o cinegrafista da NDTV Record TV Juliano Masselai acompanhou a formação do eclipse, o que rendeu belas imagens do fenômeno. Veja o vídeo:

Veja cenas do eclipse lunar gravadas em Joinville – Vídeo: Juliano Masselai/NDTV

O coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, explica que um eclipse lunar ocorre quando a lua entra na sombra da Terra e deixa de receber parte da luz do sol.

A lua não fica totalmente escura durante o eclipse: assim, a maior parte da luz é bloqueada, mas a atmosfera permite a passagem da parte da luminosidade.

“Os gases da atmosfera desviam a luz do sol para dentro do cone de sombra, então existe um pouquinho de luz solar entrando e, por isso, o eclipse não deixa a lua ficar totalmente escura, ela fica avermelhada”, explica. Daí vem o nome “Lua de Sangue”.

O próximo eclipse deve acontecer no dia 28 de outubro de 2023 e será um eclipse lunar parcial, visto durante o nascer da lua.

*Com informações do portal R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...