VÍDEO: Em caso raro, meteoro ‘bola de fogo’ risca céu no Norte de SC

A ocorrência, registrada na noite desta quinta-feira (14), foi considerada de longa duração

Após um período de tranquilidade, meteoros voltaram a fazer festa nas alturas. Por volta das 21h50 desta quinta-feira (14), uma rocha espacial foi vista riscando o céu, por cerca de 5 segundos, próximo a Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Meteoro “bola de fogo” foi registrado na noite desta quinta-feira (14) – Foto: Jocimar Justino/Divulgação/NDMeteoro “bola de fogo” foi registrado na noite desta quinta-feira (14) – Foto: Jocimar Justino/Divulgação/ND

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense, são raros os meteoros que duram mais de 3 segundos.

“É bastante tempo. A maioria tem duração de menos de 2 segundos”, esclarece. A velocidade do objeto foi estimada em 50 mil km/h. Devido ao brilho intenso, o meteoro, que passou sobre o oceano Atlântico, se enquadra na categoria fireball – ou bola de fogo.

Ocorrências devem aumentar

Jocimar, que também integra a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), explica que a atividade de meteoros andava fraca nas últimas semanas. Além disso, o tempo nublado dificulta a observação de rochas espaciais.

“Nos dias 20 e 21, teremos o pico da chuva de meteoros Orionidas”, antecipa.

Assista:

Meteoro foi considerado de longa duração – Vídeo: Jocimar Justino/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...