VÍDEO: enxurrada invade casas e famílias são resgatadas pelos bombeiros em SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba, no Vale do Itajaí, precisou retirar 18 pessoas de imóveis alagados neste domingo (24)

Os moradores do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, foram surpreendidos no início da noite deste domingo (24) por um forte temporal. O alto volume de chuva em poucos minutos fez o ribeirão transbordar e alagar as estradas. Um morador da rua Carlos Zabel registrou em vídeo a força da enxurrada.

Dados da Defesa Civil de Santa Catarina apontam que Guabiruba teve a maior concentração de chuva do Estado nas últimas 24h. Foram 170 milímetros entre 6h30 de domingo (24) e 6h30 desta segunda-feira (25). O forte temporal deu trabalho ao Corpo de Bombeiros, que precisou resgatar pessoas presas dentro de casas inundadas.

O primeiro chamado ocorreu por volta das 19h10, quando veio um pedido de ajuda de moradores da rua Lageado Baixo. Uma família não conseguiu sair da residência e já estava com água na altura da janela quando os socorristas chegaram. Como não foi possível acessar o imóvel de caminhão, a equipe foi a pé até o endereço indicado.

“Considerando que a correnteza estava bastante forte foi necessário solicitar auxílio de Brusque para que enviassem uma guarnição com bote para fazer o acesso à residência”, conta o chefe de Socorro de Guabiruba. Após 15 minutos, a família com cinco pessoas e seis cães foi resgatada e levada a um local seguro.

Em outra casa, desta vez na rua Kurtz Waldhein, 13 pessoas entre adultos, crianças, idosos e um menor com deficiência também precisaram ser resgatados pelos socorristas. Todos foram encaminhados até uma estrutura aberta pela prefeitura para receber os desabrigados.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Guabiruba, as ruas Carlos Zabel, José Schirmer e Kurtz Waldhein foram as mais atingidas na cidade, com várias casas alagadas e muitos estragos nas ruas. Em virtude do temporal, a captação de água está comprometida na cidade e 243 casas estavam sem luz às 7h desta segunda (25).

Quando a água baixou, equipes percorreram a região. “Encontramos várias residências que foram atingidas parcialmente por deslizamento de terra. Nestes casos, todos foram orientados quanto aos cuidados que deveriam tomar”, pontou o chefe de Socorro.

Doações

A prefeitura de Guabiruba ainda contabiliza o número de famílias atingidas pela enxurrada, mas já abriu dois pontos para recebimento de doações.

São eles: o Cras, no bairro Lageado Baixo, e a Fundação Cultural, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem ser doadas roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, máscaras, álcool em gel, roupas de cama, colchões, utensílios domésticos, dentre outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo