Vídeo flagra “nuvem prateleira”: sinal de tempestade se aproximando

Desenho formado no céu e a movimentação da nuvem levaram a comparações com uma onda. Fenômeno raro assusta moradores

Memo em dias de inverno, temperaturas abaixo de zero são fenômenos incomuns no Brasil. Mesmo em Santa Catarina, onde ocorrência de neve vira atração nacional e peregrinação turística. E o que dizer então dos demais fenômenos da natureza, como a nuvem avistada nos céus do município de Juruti, no Pará.

Parece uma onda, mas é um fenômeno explicado por especialistas em clima: nuvem prateleira ou shelf cloud – Foto: ReproduçãoParece uma onda, mas é um fenômeno explicado por especialistas em clima: nuvem prateleira ou shelf cloud – Foto: Reprodução

Um vídeo com imagens desse tipo de nuvem repercutiu na internet. O fenômeno deixou os moradores assustados, e o que se viu foi um grande volume de compartilhamento. A “nuvem prateleira” muitas vezes é um sinal de aproximação de tempestade, conforme informação do Climatempo.

Nos registros feitos por moradores, as cores, o desenho formado no céu e a movimentação da nuvem levaram a comparações com uma onda. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, esta nuvem é do tipo shelf cloud ou prateleira, a mesma que tem se formado em outras ocasiões na Grande Florianópolis.

Ele explica que esta nuvem geralmente está associada a uma célula convectiva, formada principalmente pelo calor e umidade, e associada a ventos fortes de curta duração. O registro mais recente do fenômeno em Santa Catarina aconteceu em março último.

+

Tempo

Loading...