VÍDEO: meteoro ‘bola de fogo’ explode com alto brilho no céu de SC

O registro foi feito por uma estação de monitoramento em Monte Castelo e durou cinco segundos

Grande. Brilhante. Rápido. Esse foi o meteoro que cruzou o céu de Santa Catarina na madrugada de quarta-feira (27), como uma bola de fogo percorrendo a escuridão.

Meteoro “bola de fogo” cruzou o céu de SC – Foto: Jocimar Justino/DivulgaçãoMeteoro “bola de fogo” cruzou o céu de SC – Foto: Jocimar Justino/Divulgação

O registro foi feito pela estação do astrônomo amador Jocimar Justino em Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado, e ocorreu por volta da 1 hora, com duração de cinco segundos.

Segundo Jocimar, que é membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), tratou-se de um meteoro bólido, que tem como principal característica o alto brilho, por isso, sendo conhecido também como bola de fogo.

A estimativa é que o brilho tenha começado em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e desaparecido em Garuva, perto da divisa com o Paraná, no Norte catarinense. Tudo isso a 70 mil km/hora. Veja o vídeo:

A Bramon ainda deve fazer outras análises para saber mais sobre esse registro. Os meteoros, também conhecidos por estrelas cadentes, ocorrem sempre que uma partícula sólida vinda do espaço entra na atmosfera terrestre, gerando o efeito luminoso que pode ser mais ou menos intenso.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...