Vídeo: neve é registrada em cidades da Grande Florianópolis

Região não ficou de fora e também teve a presença do fenômeno climático na noite desta quinta-feira (20); temperaturas variaram entre-2 ºC e 0 ºC

A região da Grande Florianópolis não ficou de fora e também registrou neve na noite desta quinta-feira (20). Conforme a Epagri/Ciram, o fenômeno aconteceu por volta das 23h nas áreas altas das cidades de Rancho Queimado, Anitápolis e Major Gercino.

As temperaturas mínimas nos três municípios variaram entre-2 ºC e 0 ºC. Desta vez, a neve não apareceu no Morro do Cambirela, em Palhoça, como ocorreu em julho de 2013. Os primeiros registros de neve foram em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na Serra catarinense, por volta de 20h20.

No lugar da neve, a previsão para os próximos dias indica a presença de forte geada em todo o Estado. Conforme a Epagri/Ciram, no sábado (22) e domingo (23) o tempo será estável, com a permanência do frio, com sol e poucas nuvens em Santa Catarina.

A temperatura seguirá baixa, com formação de geada nas áreas altas (acima de 700/800 metros) na madrugada e amanhecer, com frio mais intenso no sábado. Durante o dia, a temperatura estará em elevação.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para o risco de gelo e possibilidade de acúmulo de neve na pista, principalmente nas áreas mais altas, até o final da manhã de domingo.

Neve em Anitápolis na manhã desta sexta-feira (21) – Foto: Reprodução/@anitapolis_sc/ND

Recorde de temperatura

A Serra catarinense marcou as menores temperaturas do Estado na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros chegaram a -8,2°C em Bom Jardim da Serra, e -7,5°C em Urupema.

Ainda na madrugada, as temperaturas chegaram a -8,6°C no Morro da Igreja, em Urubici. Segundo o órgão, este é o recorde absoluto, já que a mínima mais baixa registrada no local até então era de – 7,8°C, em julho de 2013.

Em São Joaquim, o amanhecer foi com -5°C. Com o tempo ficando mais seco, ainda durante a madrugada, o dia começou com a geada em grande parte da Serra catarinense.

+

Tempo