VÍDEO: sábado de sol e com a praia da Joaquina sem faixa de areia

Ressaca na praia do Leste da Ilha, neste sábado (6), deve provocar as ondas de três metros, afirma Epagri/Ciram

A praia da Joaquina amanheceu, neste sábado (6), com a faixa de areia tomada pelo mar. O cenário foi registrado por moradores e, segundo a Epagi/Ciram, está associado com a predominância de ventos do quadrante sul, que elevam o nível do oceano.

Faixa de areia, na praia da Joaquina, ficou curta neste sábado Faixa de areia, na praia da Joaquina, ficou curta neste sábado (6) – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

A condição é intensificada por causa da associação da maré astronômica e meteorológica. “Nas praias onde pega mais onda, causa até uma certa ressaca”, explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa.

Até o final do dia, a previsão é de mar agitado, com ondas de altura de até três metros. A condição, segundo a Epagri/Ciram, aumenta justamente a probabilidade de ressacas, sobretudo em Florianópolis e Laguna.

Não é aconselhado a navegação de pequenas e médias embarcações. Até o final da manhã deste sábado (6), não havia registros de alamentos nas vias de Florianópolis.

Veja vídeo:

O fenômeno pode ser explicado ainda por um sistema de alta pressão no Sul do país, associado a um ciclone extratropical na altura do Litoral Sul do Rio Grande do Sul, em deslocamento para a direção leste.

O vento será intenso e persistente durante todo o sábado, com rajadas que podem chegar a 50 km/h.

Alerta

O avanço do nível do mar em Florianópolis provocou alagamentos em pontos da cidade, nesta sexta-feira (5), de acordo com a Defesa Civil da Capital. Durante o período da manhã,  houve registros de maré alta no Sul da Ilha.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a condição de mar agitado se estende para todo o Litoral catarinense até sábado (6). Do Vale do Itajaí até o Litoral Norte, a situação é de observação.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo