VÍDEO: temporal com granizo causa estragos e alagamentos em Criciúma

Chuva forte acompanhada de ventania assustou os moradores no fim da tarde desta quinta-feira (26); não há registros de pessoas feridas

Um forte temporal com queda de granizo assustou os moradores de Criciúma, no Sul do Estado, no fim da tarde desta quinta-feira (26).

A chuva causou alagamentos e quedas de árvores pela cidade. De acordo com o relatório da Defesa Civil, a partir das 17h40 foram registradas 18 ocorrências espalhadas em diversos pontos de Criciúma.

Temporal causou alagamentos nas ruas de Criciúma nesta quinta-feira (26) – Foto: Reprodução/NDTemporal causou alagamentos nas ruas de Criciúma nesta quinta-feira (26) – Foto: Reprodução/ND

A situação mais grave foi a queda de uma árvore em cima de uma casa, localizada na rua Afonso Pena, no bairro São Luiz.

O desabamento comprometeu boa parte da estrutura de madeira. O forro chegou a cair sobre a cama do quarto. Por sorte, ninguém se feriu.

Árvore caiu em cima de casa durante temporal – Foto: Reprodução/NDÁrvore caiu em cima de casa durante temporal – Foto: Reprodução/ND

Em um vídeo registrado por moradores, é possível observar o estrago completo que a queda da árvore causou na casa de madeira.

Confira:

Em bairros mais afastados, como no bairro Cristo Redentor, alguns terrenos mais baixos foram tomados pela água, que chegou a invadir algumas casas.

Ruas também ficaram alagadas e o trânsito ficou bastante prejudicado – especialmente na área central da cidade, região que concentra o maior número e fluxo de veículos no fim do dia.

O dia foi abafado ao longo da manhã e da tarde, e uma mudança brusca nas condições do tempo causou chuva e ventania consideráveis em Criciúma.

Conforme informações da Defesa Civil, a partir das 17h40, o maior acumulado em uma hora registrado foi de 57 milímetros, sendo 42,8 em 15 minutos.

As regiões mais afetadas foram o Centro e os arredores dos bairros Pinheirinho, Cristo Redentor, São Luiz e Santa Bárbara.

Segundo a Epagri/Ciram, a chuva forte atingiu determinados locais com temporais isolados em decorrência do sistema Cavado, uma área de baixa pressão que influencia Santa Catarina e favorece chuvas fortes em todo o Estado.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a previsão para os próximos dias é de que as pancadas de chuva, acompanhadas de raios e granizo continuem na região.

“É típico do final da primavera, então vai ser constante. Mas tudo isso é localizado, pode chover em um bairro e outro não, tudo muito típico da estação”, explica Martins.

Veja mais imagens do temporal que atingiu Criciúma nesta quinta:

Árvore caiu em cima de casa durante temporal - Reprodução/ND
1 4

Árvore caiu em cima de casa durante temporal - Reprodução/ND

Alagamento na rua Isabel, Centro de Criciúma - Divulgação/Defesa Civil
2 4

Alagamento na rua Isabel, Centro de Criciúma - Divulgação/Defesa Civil

Entorno do Colégio Marista também foi atingido - Divulgação/Defesa Civil
3 4

Entorno do Colégio Marista também foi atingido - Divulgação/Defesa Civil

Rua alagada na Vila Zuleima - Divulgação/Defesa Civil
4 4

Rua alagada na Vila Zuleima - Divulgação/Defesa Civil

+

Tempo