VÍDEO: Tornado que formou nuvem de destroços chegou a entortar câmera em Timbó

Imagens também mostram o momento em que o tornado passa próximo de uma casa

Contribuiu o jornalista Moisés Stuker

A tarde de 5 de janeiro de 2021 ficará  registrada na memória dos moradores de Timbó, especialmente dos que residem ou trabalham no bairro Industrial. Um tornado, fenômeno climático em que uma coluna de ar em movimento giratório passa pela superfície da terra, causou estragos em menos de 20 minutos. Em uma casa, a câmera de monitoramento chegou a ser entortada pelo vento; assista.

Tornado chega a entortar câmera de residência em SC – Foto: Reprodução/Internet/NDTornado chega a entortar câmera de residência em SC – Foto: Reprodução/Internet/ND
  1. O portal ND+ reuniu vídeos que mostram a força e violência com que o tornado passa, formando uma nuvem de destroços. Ainda assim os estragos e o medo não impediram a comunidade de trabalhar para, com agilidade, limpar e reformar as construções atingidas.

O tornado pode voltar?

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Murilo Freta, não há previsão para outro tornado ou tempestades graves para os próximos dias na região do Vale do Itajaí.

“O tornado pode se repetir dependendo da condição atmosférica, principalmente nas épocas de primavera e verão. Mas a previsão nos próximos dias é de permanência da circulação marítima, o que mantém maior nebulosidade com chuva moderada de forma isolada”, explica.

Assista

No primeiro vídeo é possível identificar muito vento junto ao granizo. Em certo ponto, quando o tornado passa, a visibilidade é comprometida, e tudo fica encoberto. Já no segundo exemplo os ventos são tão fortes que a câmera de segurança de uma casa foi entortada e  saiu do ar por alguns minutos.

O tornado deixa parte da gravação encoberta por uma nuvem de destroços – Vídeo: Reprodução/Internet

Tornado chega a entortar câmera de residência em SC – Vídeo: Reprodução/Internet/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...