VÍDEOS: Rio Itajaí-Açu sobe e água invade ruas em Itajaí; trânsito é desviado

Tempestade Yakecan tem provocado fortes ventos e ressaca na região litorânea de Santa Catarina

A ressaca ainda afeta as cidades litorâneas nesta quarta-feira (18). Em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, o Rio Itajaí-Açu subiu de nível e tomou conta das ruas próximas. Na avenida Prefeito Paulo Bauer, que fica à beira do rio e é o principal acesso ao Ferry Boat que faz a travessia para Navegantes, ficou completamente alagada.

Trânsito na avenida Prefeito Paulo Bauer começou a ser desviado – Foto: Almir Rodrigues/NDTrânsito na avenida Prefeito Paulo Bauer começou a ser desviado – Foto: Almir Rodrigues/ND

Conforme o coordenador da Codetran (Coordenadoria de Trânsito) de Itajaí, o trânsito está sendo desviado na tarde desta quinta, assim que o nível da água subiu.

Rio Itajaí-Açu sobe e invade ruas em Itajaí; trânsito é desviado – Foto: Almir Rodrigues/NDRio Itajaí-Açu sobe e invade ruas em Itajaí; trânsito é desviado – Foto: Almir Rodrigues/ND

A avenida foi fechada para o trânsito comum, com passagem liberada apenas para os veículos que vão em direção ao ferry. Agentes de trânsito estão auxiliando o tráfego no local.

Além da avenida Prefeito Paulo Bauer, a rua Silva e a Samuel Heusi, próximo ao Itajaí Shopping, também foram parcialmente interditadas.

Água tomou conta da avenida – Vídeo: Almir Rodrigues/ND

Aumento no nível da água é causado por tempestade – Vídeo: Almir Rodrigues/ND

Segundo a Defesa Civil do município, a causa da cheia é a maré alta, que deve causar ressaca com alagamentos costeiros e nas áreas mais baixas de Itajaí ainda nos próximos dias.

A maré chegou a um pico de dois metros às 16h40, e começou a baixar em seguida. O registro das 17h45 mostrava a maré com 1,68 metros.

Avenidas próximas ao rio ficaram alagadas – Foto: Almir Rodrigues/NDAvenidas próximas ao rio ficaram alagadas – Foto: Almir Rodrigues/ND

Ressaca

A ressaca e os ventos causados pela tempestade Yakecan também fecharam o acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, além de fazer o mar tomar conta das praias.

Na terça-feira (17), a Marinha do Brasil fechou o canal dos portos em função dos fortes ventos, que deixam o acesso impraticável.

A tempestade traz risco potencial de estragos por conta dos fortes ventos, o mar fica muito agitado e há risco de ressaca. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a tempestade subtropical teve fases de ciclone extratropical. Nesta época do ano, o ciclone mais comum de ocorrer é o extratropical por conta das frentes frias que atravessam a região.

SC tem regiões em alerta vermelho para ventos intensos – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDSC tem regiões em alerta vermelho para ventos intensos – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...