ANTT manda e Marginal Leste de Tijucas volta a ter mão dupla

Agência atendeu reivindicação dos moradores da região, mas novas mudanças estão previstas

Marcos Horostecki/ND

Mão única prejudicava comerciantes da região

Tijucas – Embora a Autopista Litoral Sul alegasse questões de segurança para manter a mão única na nova marginal leste de Tijucas, a empresa teve que ceder, na semana passada, depois que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determinou que o trânsito voltasse a fluir em mão dupla. A avenida já foi sinalizada e uma das saídas a partir da pista norte da BR-101 foi fechada. Mesmo assim os motoristas devem transitar com cautela na região, já que a mudança não foi divulgada pela concessionária, que não colocou sequer uma faixa ou cartaz de alerta na avenida e muitos motoristas demoram a reconhecer a divisão das pistas.

Segundo o vereador Adalto Gomes (PT), que levou a reivindicação da mão dupla ao superintendente de exploração de infraestrutura rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo, a agência entendeu o que a concessionária não queria entender ou não considerava importante. “A avenida é fundamental para àquela região da cidade, servindo de acesso para muitas empresas e sem a mão dupla o trânsito de cargas estava sendo desviado para dentro do bairro, prejudicando os moradores e as empresas”, explicou. O retorno do trânsito em mão dupla era reivindicado por praticamente todos os empresários da região e motivou até um pedido de Ação Civil Pública contra a concessionária.

A mudança, no entanto, não será definitiva. Conforme o vereador, um novo elevado deve ser construído no final da marginal, para facilitar o acesso à região de Santa Luzia e ao parque fabril da Cerâmica Portobello, no lado oposto. Quando a obra, que faz parte do cronograma de melhorias da BR-101, for concluída, as marginais Leste e Oeste devem formar um sistema binário, operando cada um em um sentido diferente, paralelo à rodovia.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Trânsito