Após graves acidentes, radares podem ser reinstalados na Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Secretaria de Mobilidade criou comissão que estuda a implantação dos equipamentos na avenida e promete entregar parecer até o final de maio

A prefeitura de Florianópolis estuda colocar radares na avenida Beira-Mar Norte novamente. Nos últimos dias, a movimentada avenida foi palco de tragédias automobilísticas e também de uma operação, a blitz do sossego, que multou condutores com motocicletas que tinham alterações no escapamento, descumprindo o limite de decibéis que pode ser emitido.

Avenida Beira-Mar, uma das principais vias de FlorianópolisAvenida Beira-Mar, palco de graves acidentes nas últimas semanas, pode ter radares de velocidade novamente – Foto: Leo Munhoz/ND

A desativação dos radares da Beira-Mar ocorreu em 2014, na gestão anterior à de Gean Loureiro. A Secretaria de Mobilidade desconhece os motivos da desativação, mas trabalha para que os equipamentos sejam instalados novamente.

“Tem um estudo sendo executado e, até o final de maio, a comissão dentro da Secretaria conclui a análise para implantação do controle de velocidade, avanço do sinal vermelho e parada sobre a faixa de segurança”, explica o secretário-adjunto de mobilidade, Ivan Couto.

Segundo ele, a comissão está fazendo a análise técnica necessária para implantação dos novos radares e vai deixar o estudo à disposição da prefeitura para implantação dos equipamentos, aumentando a segurança na Beira-Mar.

Outros pontos na cidade também estão em análise e podem ganhar radares futuramente. Hoje, a prefeitura não tem radar em nenhuma localidade.

Travessia de pedestres na Avenida Beira-Mar em FlorianópolisUm pedestre foi atropelado e morreu tentando atravessa a Avenida Beira-Mar no fim da tarde de 20 de abril – Foto: Leo Munhoz/ND

“Atualmente, o fluxo de veículos diminuiu um pouco, pois muitas pessoas estão em home office. Com isso, a Beira-Mar acaba possibilitando que os motoristas aumentem a velocidade em alguns pontos”, diz Ivan Couto. Mas ele reforça: “A avenida tem a sinalização que permite a velocidade abaixo de 80km/h, porém, muitas vezes, há excessos.”

Acidentes graves na avenida

Entre os dias 20 e 30 de abril, ao menos três acidentes graves foram registrados na avenida Beira-Mar.

O primeiro deles foi no dia 20. Um homem de 59 anos morreu após ter sido atropelado ao atravessar a via fora da faixa de pedestres.

Uma semana depois, no dia 27, outro acidente foi registrado. Dessa vez, um motorista bateu contra um poste, derrubando a estrutura de concreto na pista.

Havia quatro pessoas no carro, inclusive uma criança de oito anos. Ninguém se feriu com gravidade. Outros dois veículos foram atingidos pelo poste e a via ficou bloqueada.

No dia 30, sexta-feira passada, a Beira-Mar foi palco de outro acidente. O motorista colidiu com o carro em uma árvore e, com o impacto, foi arremessado do veículo.

Instalação dos radares depende de estudo

A intenção da prefeitura, caso haja a implantação dos radares, é que o limite de velocidade na Beira-Mar seja mantido. Ou seja, a prefeitura não quer alterar o limite, mas fazer que ele seja cumprido.

Trânsito de carros na Avenida Beira-Mar em FlorianópolisIntenção da prefeitura é instalar os radares e manter o limite de velocidade atual de 80km/h – Foto: Leo Munhoz/ND

A instalação depende da análise, mas a previsão da Secretaria é voltar com os equipamentos de controle da velocidade ainda em 2021. A prefeitura vai seguir a orientação da equipe técnica para implantar ou não os radares.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Trânsito