Após mudanças na lei, caminhoneiros devem fazer exames toxicológicos periódicos

A novidade veio após as alterações no Código de Trânsito, que passaram a valer nesta semana; outras categorias estão inclusas na regra

Com as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que começaram a valer na segunda-feira (12), agora o exame toxicológico passa a ser obrigatório, a cada dois anos e seis meses, para condutores das categorias C, D e E.

Motoristas das categorias C, D e E precisam renovar o teste a cada dois anos e meioMotoristas das categorias C, D e E precisam renovar o teste a cada dois anos e meio – Foto: Gervásio Batista/Agência Brasil/Divulgação/ND

De acordo com a PMRv (Polícia Militar Rodoviária), os motoristas que estiverem com o exame vencido têm o prazo de 30 dias para fazer a renovação. As categorias envolvem caminhões, ônibus e micro-ônibus e outros veículos que tenham unidades acopladas de 6.000 kg ou mais.

O comandante da PMRv, coronel Marcelo Egídio Costa, explica que os condutores que têm a sinalização de atividade remunerada na carteira devem renovar o exame toxicológico “mesmo que no período de validade da  CNH, ele não tenha [passado por] nenhuma fiscalização policial em rua”, afirma.

Caso contrário, “quando ele for renovar essa carteira, estará sujeito a uma multa”. O motorista estará sujeito, também, à suspensão da carteira.

Os motoristas que estiverem conduzindo carros ou motocicletas, no entanto, não estão sujeitos à multa.

Validade da CNH

Com a mudança da lei, a validade da CNH será de dez anos para motoristas com menos de 50 anos. Para motoristas na faixa dos 50 a 69 anos, a renovação será exigida em cinco anos. Condutores com 70 anos ou mais, precisam renovar o documento em três anos.

Testes da CNH

Antes das mudanças, quem reprova nos testes para tirar a CNH precisava respeitar um prazo de 15 dias para tentar obter a habilitação. Com as novas leis de trânsito, é possível refazer o exame no dia seguinte.

Uso da cadeirinha infantil

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com menos de dez anos e menos de 1m45cm de altura.

+

Trânsito