Trânsito de Blumenau fica sem fiscalização eletrônica

Prefeitura diz estar atuando para inibir excessos dos motoristas com intensificação das ações da Guarda Municipal

Blumenau está sem radares portáteis e sem lombadas eletrônicas para fazer a fiscalização do trânsito no perímetro urbano. A prefeitura diz que para combater os excessos dos motoristas está intensificando a presença da Guarda Municipal nas ruas.

Lombadas eletrônicas estão desativadas desde segunda-feira (27) – Foto: Adriano Raulino/NDTVLombadas eletrônicas estão desativadas desde segunda-feira (27) – Foto: Adriano Raulino/NDTV

As lombadas eletrônicas, localizadas em 35 pontos de Blumenau, deixaram de funcionar na segunda-feira (27). O contrato com a empresa responsável pelos equipamentos venceu e ainda não há previsão de quando o serviço será restabelecido.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Lairto Leite, um edital de licitação deve ser lançado “em breve”. Porém, aponta ser difícil precisar quando os equipamentos voltam à operar por conta dos processos burocráticos. Quando isso ocorrer, devem ser 70 pontos de fiscalização.

Os radares portáteis não são mais vistos nas ruas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Foram desativados em 18 de março por orientação da prefeitura. O contrato com a empresa que oferecia os populares”secadores”só chegaria ao fim em setembro.

Entretanto, a Secretaria de Trânsito e Transporte decidiu antecipar a rescisão. Os dois aparelhos usados pela Guarda de Trânsito devem ser devolvidos no dia 3 de agosto e não há informações sobre quando a fiscalização nesse formato voltará.

A preocupação de Márcia Pontes, especialista em Trânsito, é que o número de acidentes aumente. Entretanto, ela ressalta a responsabilidade de cada motorista ao assumir o volante.

Contraponto

No início da semana, quando as lombadas foram desligadas, a prefeitura de Blumenau emitiu nota sobre a situação (ver comunicado abaixo). Sobre os radares portáteis, a reportagem não conseguiu contato com o secretário de Trânsito e Transportes até o fechamento da matéria:

A Seterb esclarece que desde as primeiras horas desta quarta-feira, dia 29, todas as lombadas eletrônicas nas ruas do município estão desativadas. O motivo se deve ao fim do contrato com a empresa responsável pelo funcionamento dos equipamentos. Um novo edital já está em trâmite para iniciar processo de licitação, para logo retomar a fiscalização por meio das lombadas eletrônicas.

A Seterb reforça que seguirá intensificando as ações de trânsito e que esses locais receberam fiscalizações contínuas a fim de inibir a alta velocidade. Vale ressaltar que desde o dia 14, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) está fazendo fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias até as 3h, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Trânsito