BR-101 deve receber um incremento de quase 50% no movimento nas próximas 36h

Estimativa é uma média repassada pela PRF e pelas concessionárias responsáveis pela BR-101, em Santa Catarina; atenção é o pedido unânime, sobretudo, nos horários de pico

A rota que liga as capitais do Sul do Brasil, na BR-101, deve receber um incremento de quase 50% em sua capacidade. Essa estimativa é um balanço médio feito pelas respectivas concessionárias responsáveis pelos trechos Norte e Sul da rodovia.

BR-101, em Balneário Camboriú: fluxo deve ser (mais) intenso na região com a chegada do feriado – Foto: Arteris/divulgaçãoBR-101, em Balneário Camboriú: fluxo deve ser (mais) intenso na região com a chegada do feriado – Foto: Arteris/divulgação

O movimento também é encarado como uma espécie de ensaio para a alta temporada que, devido ao período mais rígido da pandemia, deve ser de intensa movimentação.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal), ciente dessa situação, já colocou em vigor a Operação Proclamação da República, que visa aumentar o trabalho de monitoramento, prevenção e fiscalização pelos próximos quatro dias.

A estimativa para o pico do fluxo acontece entre a tarde desta sexta-feira e a noite do sábado, no sentido de ida. O sentido da volta deve ser acentuado a partir da segunda-feira, também no período da tarde.

Trecho Norte

As equipes da Arteris Litoral Sul já estão de prontidão para atendimento em mais um feriado prolongado – entre 12 e 15 de novembro. Durante esse período, o fluxo deve ser até 41% maior do que o registrado em dias normais – na rota entre as capitais Curitiba e Florianópolis.

Central de monitoramento da Arteris Litoral Sul – Foto: Arteris/divulgaçãoCentral de monitoramento da Arteris Litoral Sul – Foto: Arteris/divulgação

A maior concentração do movimento é esperada para a saída do feriado – nesta sexta, das 16h à meia-noite, e no sábado, das 8h às 20h. Nesses dois dias, fluxo médio diário por praça deve chegar a 52 mil veículos.

Já na segunda-feira, é esperada grande movimentação de retorno entre o meio-dia e à meia-noite.

A concessionária faz um alerta sobre o trecho do km 664 da BR-376, no Paraná – na pista norte, sentido Curitiba, em Guaratuba (PR). Esse trecho – onde normalmente operam três faixas – está com estreitamento de pista.

Essa restrição se dá, pois a concessionária atua no local para manutenção da pista – onde houve deslizamento de terra no último feriado, em função do forte acumulado de chuva.

Projeção feita pela concessionária responsável pelo trecho Norte, em suas praças de pedágio. Aumento se aproxima dos 50% – Foto: Arteris/divulgaçãoProjeção feita pela concessionária responsável pelo trecho Norte, em suas praças de pedágio. Aumento se aproxima dos 50% – Foto: Arteris/divulgação

Essa condição traz impacto principalmente para o movimento de retorno do feriado. Como se trata de um trecho de subida de Serra – os veículos pesados se concentram na faixa da direita. Por isso, é importante estar atento aos horários de maior movimento – fazendo o melhor planejamento possível para o retorno.

Trecho Sul

A estimativa média é de um incremento de 42% no movimento no setor correspondente ao trecho Sul da BR-101, segundo a concessionária CCR Via Costeira.

A equipe, no entanto, não repassou mais informações sobre o que está sendo preparado nesse sentido.

BR-101 Sul, administrada pela CCR Via Costeira – Foto: Diogo de Souza/NDBR-101 Sul, administrada pela CCR Via Costeira – Foto: Diogo de Souza/ND

A atenção e os horários de pico, de qualquer maneira, não diferem de uma concessionária para outra sendo sexta e sábado os picos da ida e toda a segunda-feira o pico da volta.

+

Trânsito

Loading...