Chuva provoca novo deslizamento e compromete trânsito na Via Expressa, em Florianópolis
Fortes chuvas da madrugada fizeram com que mais terra caísse sobre a BR-282, onde deslizamento já havia ocorrido nesta segunda-feira (1º)
Um novo deslizamento de terra na Via Expressa, em direção à BR-101, na Grande Florianópolis, dificulta o trânsito de quem sai da Ilha de Santa Catarina na manhã desta terça-feira (2). Desde as 7h, uma faixa da rodovia está bloqueada para retirada do sedimento. Na segunda-feira (1º), uma ocorrência já havia sido registrada no local.

A situação ocorre após um grande volume de chuva ser registrado em Florianópolis desde a madrugada de segunda-feira. Às 7h, a Capital havia contabilizado 219 mm de chuva, segundo a Epagri/Ciram, considerando as 48 horas anteriores.
Leia mais
De acordo com Ricardo Pastrana, subcomandante da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), às 8h20 ainda havia grande retenção na Via Expressa, próximo à ponte Pedro Ivo Campos, no sentido contrário à ocorrência. “Muito por conta dos condutores que ficam olhando essa barreira que deslizou. A gente pede essa consciência de todos, que não fiquem atrasando o trânsito por conta dessa situação”, alertou.
Em razão do novo deslizamento, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) solicitou que a empresa contratada complementasse os levantamentos realizados na área, a fim de desenvolver um projeto de recuperação no acostamento da Via Expressa.
De acordo com a PMRv (Polícia Militar Rodoviário), às 7h o fluxo de veículos na SC-405, no Sul da Ilha, e na SC-401, no Norte, seguiam tranquilos, sem retenção nos dois sentidos. O trânsito na Beira-Mar Norte, segundo a GMF, também amanheceu sem interferências.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, Florianópolis é uma das quatro cidades catarinenses em risco máximo de deslizamentos nesta terça-feira. A precipitação pode continuar ocorrendo de forma moderada a forte, em um curto espaço de tempo, na Capital do Estado. Conforme o órgão, foram registrados 99mm de chuva no município nas 24 horas que antecediam as 6h desta terça – o quarto maior acumulado de todo o Estado.
Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, o fluxo intenso de veículos ocasiona retenção no km 215 ao km 205 da BR-101, entre Palhoça e São José, na Grande Florianópolis.
Fluxo intenso de veículos ocasiona retenção no sentido Curitiba da BR-101/SC, do km 215 ao km 205, entre Palhoça e São José
Tráfego normal na BR-116/PR (Contorno Leste) e na BR-376/PR
☁Tempo nublado em todo o trecho da @Arteris_ALS
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) March 2, 2021
Veja o trânsito:
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.