Dnit define o que será feito com ponte que rachou em Pouso Redondo

Ponte está interditada desde o dia 25 abril

A travessia interditada sobre o Rio das Pombas, na BR-470, em Pouso Redondo, não será mais restaurada. A mudança nos planos foi anunciada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes) nesta terça-feira (17). O órgão informou que uma nova ponte, mais larga, alta e com capacidade maior de peso, será construída no lugar da atual.

Atualmente, estrutura está interditada. Outra ponte do exército faz a travessia – Foto: Divulgação/Dnit/NDAtualmente, estrutura está interditada. Outra ponte do exército faz a travessia – Foto: Divulgação/Dnit/ND

Na segunda-feira (16), o superintendente do Dnit, Alysson Andrade, reuniu a equipe técnica do órgão em Florianópolis e o prefeito de Pouso Redondo Rafael Neitzke Tambozi.

Foi neste encontro, pouco antes do anúncio oficial do departamento federal, que as autoridades foram informadas sobre a construção.

“Após nova vistoria técnica, o DNIT decidiu demolir a ponte antiga, interditada desde 25 de abril”, informou.

Nova construção será mais rápida

O projeto da nova ponte ainda não foi concluído pela autarquia. Valores e desenho não foram divulgados. O Dnit informou apenas que reaproveitará materiais da antiga estrutura, como as passarelas metálicas para pedestres, que serão instaladas em outras pontes.

O plano era restaurar a antiga estrutura, que estava danificada. Mas os técnicos entenderam que seria mais rápido fazer o projeto e construção da nova estrutura. O plano é concluí-la em 180 dias.

Além disso, os moradores viam a ponte como uma represa em períodos de chuva. O reforço da ponte atual reduziria ainda mais o escoamento da água.

Manutenção das ruas de Pouso Redondo

O chefe do Executivo de Pouso Redondo também recebeu a garantia da recuperação das ruas do município, para onde o tráfego vem sendo desviado. “A Prefeitura fará toda a base e drenagem em toda a extensão dos desvios na cidade, e o DNIT se comprometeu com a pavimentação asfáltica”, conta Rafael.

A nota do departamento também confirmou a manutenção das ruas municipais pelo Dnit até a abertura da nova ponte. “Os trabalhos vão garantir ao município a devolução das ruas municipais em boas condições”, pontua .

A ponte montada em parceria entre Exército brasileiro e Dnit também permanecerá aberta até a inauguração da nova estrutura.

Estrutura foi interditada após risco de colapsar – Foto: Divulgação/Dnit/NDEstrutura foi interditada após risco de colapsar – Foto: Divulgação/Dnit/ND

Ponte móvel e novo acesso

A ponte sobre o Rio das Pombas foi interditada no dia 25 de abril, após constatação de rachaduras e condição precária que poderia levar a estrutura a colapsar. Pelo menos três ruas do município precisaram servir de rota alternativa aos motoristas.

Além disso, um acesso foi construído às pressas para desafogar o trânsito que estava em meia pista. Ao lado da travessia interditada, o Exército construiu, em um período de sete dias, uma ponte móvel.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...