Motoristas de SC já podem recorrer de infrações pelo site do Detran; saiba como

Nova ferramenta do Detran Digital entrou no ar nesta quinta-feira (23) e foi desenvolvida pelo Ciasc

Uma nova ferramenta permite que proprietários de veículos e motoristas de Santa Catarina recorram de infrações pelo Detran Digital. O serviço entrou no ar nesta quinta-feira (23) e permite que os usuários notificados por infrações de trânsito por órgãos catarinenses indiquem outro condutor ou recorram da infração pelo portal.

Motoristas de SC já podem recorrer de infrações pela internet – Foto: Detran PR/Fotos PúblicasMotoristas de SC já podem recorrer de infrações pela internet – Foto: Detran PR/Fotos Públicas

“Para usar a ferramenta, o proprietário ou o condutor do veículo autuado deve utilizar os dados de protocolo e senha, enviados junto com a notificação de autuação de trânsito. E em seguida escolher o serviço desejado”, informou o governo do Estado.

Confira quais são serviços:

  • Indicação do Condutor: nos casos em que o condutor não é o proprietário do veículo;
  • Pedido de Revisão de Infração de Trânsito (Defesa de autuação): caso o cidadão não concorde com a infração aplicada

Para a defesa de autuação, o proprietário ou condutor seleciona uma categoria para a motivação daquela revisão. Ou seja, se é porque os dados do veículo estão incorretos, por ausência de sinalização de trânsito ou outro motivo. Além disso, também é necessário preencher um formulário eletrônico detalhando o acontecimento e a justificativa para a contestação, que posteriormente precisa ser impresso, assinado e digitalizado.

Todos os pedidos que o usuário tiver feito anteriormente podem ser consultados usando esse mesmo acesso. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina) e está alinhada ao Programa SC Mais Confiança.

Como acessar o Detran Digital

O login no Detran Digital é feito usando o cadastro do gov.br, que é a ferramenta de login único do governo federal para acesso à serviços online, diretamente vinculada ao CPF de cada brasileiro.

No portal, o usuário tem acesso aos serviços online do departamento, como pedidos para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação); 2ª via da CNH; CNH definitiva; Permissão Internacional para Dirigir; e Certidão de Registro. Além da emissão de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) eletrônico; Certidão de Propriedade; Certidão de Baixa; e Certidão para Seguro.

Saiba mais sobre a ferramenta na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

+

BG Florianópolis

Loading...