Manifestação de empresários fechará rodovia no Alto Vale do Itajaí nesta quinta

Grupo cobra celeridade no conserto de uma ponte na SC-340 que liga Dona Emma e Presidente Getúlio

Empresários, comerciantes e agricultores do Alto Vale do Itajaí preparam uma manifestação para a manhã desta quinta-feira (21). A partir das 9h até 11h, irão o bloquear o tráfego na SC-340 na ponte que liga as cidades de Dona Emma e Presidente Getúlio. Mesmo com chuva a ação está mantida e terá o acompanhamento da Polícia Militar Rodoviária.

Tráfego de veículos pesados está proibido desde a enxurrada de dezembro de 2020 – Foto: Defesa Civil SC/DivulgaçãoTráfego de veículos pesados está proibido desde a enxurrada de dezembro de 2020 – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

A ponte foi bastante prejudicada na enxurrada de dezembro de 2020 e, desde então, caminhões de grande porte estão proibidos de passar pelo local. O objetivos dos manifestantes é cobrar celeridade nas obras de recuperação das duas cabeceiras.

“A liberação urgente desta ponte é extremamente importante para a subsistência da economia dos municípios de Dona Emma, Vitor Meireles e Witmarsum”, diz o convite para a manifestação.

A obra de recuperação

No dia 3 de janeiro, o governo do estado anunciou o início das obras para a semana seguinte. Cinco dias depois informou que a empresa responsável pelo serviço seria definida até 11 de janeiro, com previsão de início, novamente, para a semana seguinte.

“A expectativa é que em cerca de quatro dias, após o início dos trabalhos, o tráfego seja liberado totalmente”, dizia o comunicado enviado à imprensa em 8 de janeiro. Questionada sobre o andamento do processo, a Defesa Civil do Estado ainda não retornou à reportagem.

As obras vão custar cerca de R$ 600 mil. O dinheiro veio por do governo federal e vai garantir novas cabeceiras de pedra argamassada com uma proteção antierosão em concreto projetado, reconstituição da drenagem no km 216,25, reposicionamento do guard-rail, asfaltamento das cabeceiras e proteção do talude do rio nas proximidades da ponte.

Comunidade faz manifestação pedindo urgência na reforma de ponte na SC-340 – Foto: ReproduçãoComunidade faz manifestação pedindo urgência na reforma de ponte na SC-340 – Foto: Reprodução

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Trânsito