Melhorou ou não? Grupo ND acompanha mudanças no trânsito da zona Norte de Joinville

As mudanças foram feitas no último domingo (6) e têm gerado polêmica entre os motoristas que trafegam pela região

As mudanças no trânsito da zona Norte de Joinville foram implantadas no último domingo (6), mas ainda estão dando o que falar. Muitos motoristas têm reclamado da lentidão ao trafegar nas ruas afetadas e dizem que as alterações, na verdade, complicaram o fluxo no local.

Às 7h30 desta quinta-feira (10), uma equipe da NDTV Joinville esteve na Avenida Santos Dumont e nas demais ruas que passaram por mudanças nos últimos dias. O barulho de buzina é um aviso de que a confusão tem sido comum por lá.

Mudanças no trânsito da zona Norte de Joinville têm causado reclamação de motoristas – Foto: Adriano Mendes/NDTVMudanças no trânsito da zona Norte de Joinville têm causado reclamação de motoristas – Foto: Adriano Mendes/NDTV

“Antes era rapidinho, agora é um terror pra chegar”, disse uma motorista. “Perdi 20 minutos para fazer 500 metros e a previsão é demorar mais 40”, disse outro condutor que passava pelo local. Segundo eles, o trajeto no sentido bairros-Centro tem sido muito mais lento que antes.

O que mudou no trânsito da zona Norte de Joinville

Desde domingo (6), é possível convergir à esquerda no cruzamento da rua Arno Waldemar Döhler com a avenida Santos Dumont, no sentido aeroporto. Além disso, o trecho da avenida entre a rua Arno Waldemar Döhler e a rua Balneário Camboriú agora tem sentido duplo: duas pistas sentido Centro e uma pista sentido Aeroporto.

Na faixa da direita, a conversão é exclusiva para a rua Arno Waldemar Döhler e a faixa da esquerda é sentido Centro, sem ter a faixa com fluxo livre. A outra pista sentido Centro está sujeita às mudanças de estágio do semáforo.

Quem trafega na rua Tenente Antônio João não pode mais convergir à esquerda no entroncamento com a Santos Dumont, sentido Centro. E na rua Otto Nass foi adotada a mão inglesa para quem acessá-la pela rua Tenente Antônio João e pela avenida Santos Dumont.

Alterações no trânsito estão valendo desde o último domingo (6) – Foto: Prefeitura de JoinvilleAlterações no trânsito estão valendo desde o último domingo (6) – Foto: Prefeitura de Joinville

O que diz a prefeitura sobre as mudanças

O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Marcel Virmond Vieira, diz que as mudanças foram uma solicitação de moradores que queriam uma alternativa mais fácil pra chegar na região da rotatória das universidades.

“Muitas pessoas reclamavam de fazer o contorno pela rua Tenente Antônio João ou o contorno pela rotatória da Whirlpool pela rodovia Edgar Meister, que está há mais de um ano em obras e muitas vezes está interrompida”, fala o secretário.

Segundo ele, vários estudos foram feitos considerando a contagem de tráfego, dados do trânsito na região e simulação em softwares. Agora, a prefeitura continua monitorando o local para fazer ajustes necessários, como em relação ao tempo de semáforos.

Vieira afirma que a prefeitura não pretende alterar as mudanças recém-feitas e que a melhora nas condições depende de pequenos ajustes e também da adaptação dos motoristas.

*Com informações de Kelly Borges, repórter da NDTV Joinville

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Trânsito