Novo Trevo da Mafisa é liberado na BR-470 em Blumenau

Complexo viário foi liberado pelo superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni. Trecho tem mais 3,5 quilômetros da rodovia federal duplicados

O novo Complexo Viário da Mafisa – popularmente conhecido como Trevo da Mafisa – na BR-470 foi liberado para o tráfego na manhã desta segunda (17).  O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, esteve em Blumenau para realizar a última vistoria na obra e liberar o acesso aos veículos.

DNIT libera novo trevo da Mafisa na BR-470 em Blumenau – Foto: Aline Camargo/Grupo ND

De acordo com Carioni, a obra do Complexo Viário da Mafisa custou
R$40 milhões e levou cerca de dois anos para ficar pronta. A obra foi retomada em 2018, após permanecer paralisada por um longo período por falta de injeção de recursos.

No total, o novo complexo possui 3,5 quilômetros de pistas duplicadas. A estrutura vai promover uma série de alterações no trânsito da região e os motoristas precisam ficar atentos. O antigo viaduto se torna mão dupla e vai operar no sentido bairro-Centro, enquanto a nova estrutura segue com duas pistas no sentido Centro-bairro. Confira as mudanças no vídeo:

Próxima prioridade

Com a entrega do Trevo da Mafisa, o DNIT passa a priorizar o viaduto do Badenfurt, que dá acesso a Pomerode. Segundo Carioni, esta será a prioridade das obras no Lote 3, entre Gaspar e Blumenau, já que o local passa a ser o principal gargalo do trânsito da rodovia federal neste trecho. A previsão de entrega deste novo acesso é 2021.

Outra prioridade do DNIT no trecho do Lote 3 é o acesso a Indaial. De acordo com o superintendente, por ser um acesso de município o trecho também está sendo considerado como prioridade nas obras.

Andamento da obra

Segundo Carioni, atualmente a previsão de entrega da conclusão da obra de duplicação da BR-470 – de Navegantes a Indaial – é 2022. Para este ano ainda há previsão de entrega de mais trechos duplicados, mas a conclusão do Complexo Viário da Mafisa é considerada a entrega mais emblemática do ano. Dividida em quatro lotes, a duplicação da BR-470 tem andamentos diferentes em cada trecho:

  • Lote 1 – Navegantes a Luiz Alves: 51% de execução
  • Lote 2 – Luiz Alves a Gaspar: 76% de execução
  • Lote 3 – Gaspar a Blumenau: 30% de execução
  • Lote 4 – Blumenau a Indaial: 27% de execução

DNIT libera novo trevo da Mafisa na BR-470 em Blumenau – Foto: Aline Camargo/Grupo ND

+

Trânsito