Ponte Hercílio Luz estará aberta para o transporte coletivo no sábado de Carnaval

Essa é uma das definições acordadas em reunião que discutiu ações de segurança e mobilidade na área central da Capital durante a folia 2020

A Ponte Hercílio Luz estará aberta para o tráfego de veículos do transporte coletivo no sábado de Carnaval, próximo dia 22 de fevereiro. Essa é uma das definições acordadas em reunião realizada na base da Guarda Municipal de Florianópolis na manhã desta quinta-feira (13). O encontro reuniu representantes da Segurança Pública, além de integrantes do sistema de transporte público da Capital, para discutir ações de segurança e mobilidade durante as festividades do Carnaval 2020.

Abertura do tráfego do transporte coletivo na ponte Hercílio Luz visa incentivar o modal. Foto: Leonardo Souza/Divulgação/ND

Trânsito no Centro de Florianópolis será alterado para o Berbigão do Boca 

De acordo com o comandante da GMF, Ivan Couto, uma das maiores preocupações é a grande presença de público na área central da cidade no próximo sábado (22), diante da realização do Bloco dos Sujos, e dos desfiles das escolas de samba na passarela Nego Quirido à noite. “Apenas o Bloco dos Sujos movimenta 150 mil pessoas na área central, então fizemos a reunião para definir os bloqueios que serão feitos no trânsito”, explicou.

Nesta sexta-feira, os representantes dos órgãos de segurança pública deverão “afinar” as informações para posterior divulgação para a população através dos órgãos oficiais do município. A liberação do tráfego na ponte Hercílio Luz no sábado é uma das medidas planejadas para evitar que a área central receba um grande número de veículos de passeio e ao mesmo tempo possa incentivar as pessoas a utilizar o transporte coletivo para curtir a folia.

Após ter sido reaberta de forma gradativa, a Ponte Hercílio Luz tem a circulação de veículos oficiais, de emergência e do transporte coletivo restrita de segunda a sexta-feira, com abertura para ciclistas e pedestres aos finais de semana.

Encontro reuniu diversos órgãos de Segurança e mobilidade de Florianópolis. Foto: Divulgação/GMF 

“No sentido Continente-Ilha, na cabeceira, os ônibus farão a conversão à direita para acessar as ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino até chegar ao Ticen (Terminal de Integração Central). Já no sentido Ilha-Continente, os ônibus utilizaram a ponte Colombo Machado Salles para chegar ao continente”, explicou Couto.

O encontro teve a participação de representantes da SIE (Secretaria de Estado dos Transportes e Mobilidade, que concordaram com a liberação do tráfego para transporte coletivo, e com as presenças dos secretários municipais Michel Mittman, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano; e Alceu Pinto, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além dos comandantes do 4º Batalhão de PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, e do 22º Batalhão da PMSC, tenente-coronel Sandro Cardoso da Costa, e do 1º Batalhão de PMRv (Polícia Militar Estadual Rodoviária), major Davi Augusto Silveira dos Santos Lima.

+

Trânsito