Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Reforma de passarela altera trânsito neste domingo no Centro de Florianópolis

A estrutura metálica da passarela da avenida Beira-Mar Norte será retirada, cortada ao meio no local e colocada provisoriamente no canteiro central para recolhimento após o feriado

Neste domingo (06) a Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis fará a retirada da estrutura metálica da travessia principal da passarela da Avenida Irineu Bornhausen – Beira-Mar Norte, que está com obras de restauração. Como a travessia perpassa todas as pistas da via, o trânsito na região será interrompido, neste dia, no período das 8h às 16h, em três pontos.

Os motoristas vindos do Santa Mônica em direção ao Centro pela Av. Professor Henrique da Silva Fontes – Beira-Mar Norte precisarão acessar a Rua Iracema Nunes da Silva, próxima ao Titri, na Trindade, assim como, no sentido contrário, não será possível ingressar na Beira-Mar pela Rua Odilon Fernandes, no mesmo bairro.

Já a Av. Irineu Bornhausen será bloqueada, no sentido Centro-Trindade, na altura do Angeloni, de modo que os motoristas vão precisar acessar as vias secundárias, ou a marginal da Beira-Mar em frente ao CIC para alcançar o elevado, caso desejem dirigir-se às praias do Norte da Ilha.

No domingo, a estrutura metálica da passarela será retirada, cortada ao meio no local e colocada provisoriamente no canteiro central para recolhimento após o feriado de 7 de Setembro, a fim de que seja submetida à devida recuperação. Já nesta quinta-feira (3) foi concluída a etapa de remoção das placas de concreto que compõem o piso da travessia, que encontram-se apoiadas na estrutura metálica, e que precisarão ser trocadas.

Passarela sendo retirada da avenida da Saudade – Foto: Anderson Coelho/ND

Passarela da Avenida da Saudade

A outra passarela do complexo do Elevado Vilson Kleinubing, próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida da Saudade, passará pelas mesmas etapas. No decorrer desta semana foi iniciada a remoção das placas de concreto da passarela, sendo que a retirada da estrutura metálica da travessia principal sobre a via, que também vai exigir interrupção temporária do trânsito, está prevista para acontecer na segunda quinzena de setembro.

Das oito rampas das duas passarelas – cada passarela tem quatro rampas – apenas uma delas, na Avenida da Saudade, precisará ter a estrutura metálica substituída por uma totalmente nova, devido ao alto grau de corrosão. No mais, em linhas gerais, será feita limpeza, raspagem e pintura para proteção anticorrosiva das estruturas metálicas, e substituição das placas de concreto danificadas.