Tragédia na BR-376: Motorista diz ter perdido freio de ônibus

Em depoimento à Polícia Civil de Guaratuba, condutor do veículo, de 67 anos, diz que "não pôde fazer praticamente nada"; há pelo menos 19 mortes confirmadas

No primeiro depoimento à Polícia Civil, o motorista do ônibus que caiu em uma ribanceira na BR-376, em Guaratuba (PR), e causou a morte de, pelo menos, 19 pessoas, afirmou que uma falha mecânica nos freios causou o acidente.

Dezenas de socorristas foram acionados para atender às vítimas do acidente – Foto: Ricardo Alves/NDTVDezenas de socorristas foram acionados para atender às vítimas do acidente – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Os relatos foram obtidos pelo delegado Cristiano Quincas, da Polícia Civil de Guaratuba. Segundo ele, o motorista de 67 anos disse que estava “descansado” e que havia acabado de substituir o colega com quem dividia a viagem.

“Ele acabou relatando que, em uma das curvas, notou uma falha dos freios. Quando percebeu que não estava mais funcionando era tarde demais, já havia passado do ponto de contenção e não pôde fazer praticamente nada”, disse Cristiano, em entrevista ao Balanço Geral de Curitiba (PR).

Segundo o motorista, sem freios, o ônibus derrapou, acabou virando, bateu no guard-rail e caiu em um dos “pinhadeiros” (mata) próximos da pista.

Ônibus levava 52 pessoas – Foto: PRF/DivulgaçãoÔnibus levava 52 pessoas – Foto: PRF/Divulgação

O delegado disse ainda que o motorista “não apresentava sinais de embriaguez, estava bem lúcido e emocionado”. Um teste de bafômetro ainda deve ser realizado na tarde desta segunda-feira (25) para confirmar a informação.

Empresa se pronuncia sobre o acidente

O ônibus transportava 54 pessoas, sendo dois motoristas, em excursão que saiu de Ananindeua e Belém, no Pará. Em nota, a TC Pires da Cruz, com sede em Ananindeua, disse que o responsável pela empresa está a caminho de Santa Catarina para prestar auxílio às vítimas.

O texto divulgado pela empresa também afirma que o ônibus “foi fretado por uma terceira pessoa, responsável pelo grupo, que também estava no ônibus que capotou” e que 50 pessoas estavam a bordo do ônibus, número diferente do divulgados pelas autoridades que prestaram socorro no local.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Trânsito