Tragédia na BR-376: o que já se sabe do acidente que vitimou 19 pessoas no Paraná
ND+ levantou as principais informações sobre o grave acidente que chocou a região nesta segunda-feira (25)
Ainda são muitas as perguntas sobre o que aconteceu nos minutos que antecederam o grave acidente que vitimou 19 pessoas na BR-376, na cidade de Guaratuba, próxima à divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Uma tragédia que mobilizou o forças de segurança, hospitais e famílias de três estados diferentes. Além das mortes, outros 33 passageiros ficaram feridos.

O acidente ocorreu no km 668 da BR-376, por volta das 8h30 desta segunda-feira (25), quando o ônibus saiu da pista, tombou na lateral da via e ficou pendurado em uma ribanceira de cerca de 50m de altura, no trecho conhecido como Curva da santa.
Até esta terça-feira (26), 17 vítimas já haviam sido identificadas pela Polícia Civil e a empresa responsável pelo ônibus. Entre elas, há um adolescente de apenas 14 anos.
O ND+ fez um compilado do que já se sabe até o momento sobre o acidente que chocou a região. Veja:
O acidente
O acidente ocorreu no km 668 da rodovia, por volta das 8h30, quando o ônibus com placas de Belém (PA) teria saído da pista, tombado na lateral da via e ficado pendurado em uma ribanceira de cerca de 50m de altura no trecho conhecido como curva da santa.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo levava 52 passageiros e dois motoristas.

Equipes da concessionária, polícia, bombeiros, inclusive de Joinville, e Samu, além de aeronaves de Joinville (PMSC), Curitiba, Guaratuba, Balneário Camboriú e Blumenau, prestaram apoio no acidente. Um guincho também foi acionado para a retirada do veículo.
O km 662, no sentido sul, na região de Tijucas do Sul, no Alto da Serra, ficou interditado por cerca de cinco horas.
Qual era o destino do ônibus?
O ônibus de turismo saiu de Belém (PA) na sexta-feira (22) e tinha como destino Balneário Camboriú e São José, em Santa Catarina.
Vítimas
Ao todo, foram 19 mortes e 33 vítimas – sete feridos graves, seis em estado moderado e 20 levemente feridos. Todos foram encaminhados para unidades da região.
As mais graves foram socorridas por aeronave e encaminhadas para o Hospital Cajuru (em Curitiba/PR), Hospital Infantil (em Campo Largo/PR) e Hospital São José (em Joinville/SC). Vítimas leves e moderadas foram encaminhadas por ambulâncias a hospitais em Guaratuba e Paranaguá (PR) e Garuva e Joinville (SC).

O que teria causado o acidente?
Ainda não se sabe quais são as causas do acidente. Em depoimento, o motorista afirmou que o acidente aconteceu após uma falha em um dos freios do veículo. Antes da viagem, o ônibus teria passado por uma vistoria.
Leia mais
Um inquérito sobre o caso já está em andamento. De acordo com o delegado Edgar Dias Santana, “ainda é prematuro dizer quem são os responsáveis pelo acidente e que tipos de crime eles devem responder”.
Isto porque a polícia aguarda o resultado dos laudos da perícia, realizada no veículo, e o restante dos depoimentos.
Quem já foi ouvido pela polícia?
Policiais, passageiros e o motorista do ônibus. Ainda vão prestar depoimento o dono da empresa do veículo e o responsável pelo fretamento, para tentar entender o que teria ocorrido.
O que diz a empresa dona do veículo?
Théo Cruz, dono da TC Pires da Cruz, que locou o ônibus à outra empresa, disse que o veículo passou por revisão na semana do início da viagem. Ele também afirmou que ele foi locado para passeio, e não como ônibus de linha, e que a empresa está prestando apoio aos familiares e às vítimas.
O responsável pela locação ainda não foi localizado pelo ND+.

Quem são os mortos?
Na manhã desta terça-feira (26), a TC Pires da Cruz divulgou a lista parcial dos passageiros que morreram no acidente. Até o momento, 17 pessoas já foram identificadas.
Veja a lista completa dos nomes:
- Juliane de Jesus Botelho Garcia – 23 anos;
- Gabrielly Pinto Favacho – 21 anos;
- Dailson Ferreira Pimentel – 32 anos;
- Roni Cristian Pinheiro de Almeida – 21 anos;
- Andreia Miranda dos Santos – 27 anos;
- Emanuele Cristina Martins Miranda – 26 anos;
- Cristopher W. Silva;
- João Paulo Ferreira Santos – 19 anos;
- Thiago dos Santos Barros;
- José Renan da Silva Souza – 18 anos;
- Iracelma de Carvalho e Souza – 47 anos;
- Iranilda Carvalho de Souza – 54 anos;
- Carlos Henrique Da Silva Teixeira – 14 anos;
- Antonio Carlos Teixeira Lima – 41 anos;
- Geovanna Cristina Pacheco Pinheiro – 20 anos;
- Alexandre Costa da Cruz – 26 anos;
- Valdenilson Gurjão de Souza – 22 anos.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.