Transporte intermunicipal será avaliado para eventuais mudanças em Florianópolis

Prefeitura da Capital vai monitorar a retomada das linhas da região metropolitana para definir os próximos passos em relação à atual flexibilização do serviço de ônibus

A Prefeitura de Florianópolis vai acompanhar a retomada do transporte intermunicipal no território do município para decidir se e quais mudanças devem ocorrer no serviço nos próximos dias. As linhas que ligam as cidades da região estão autorizadas a circular na Capital a partir desta segunda-feira (22), mas desde o dia 8 elas já funcionam em São José, Palhoça e Biguaçu por exemplo.

Transporte intermunicipal entra num novo momento na Grande Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/NDTransporte intermunicipal entra num novo momento na Grande Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

Leia também:

Neste sábado, o prefeito Gean Loureiro admitiu ter “ligado o sinal de alerta” e que pode rever a flexibilização na Capital se o número de casos e mortes por Covid-19 na cidade voltem a aumentar.

A ideia de se retomar o transporte coletivo em Florianópolis numa quarta-feira (17 e junho) foi justificada para haver tempo de realizar ajustes no primeiro fim de semana (20 e 21).

Passado esse período, as autoridades municipais vão aguardar o primeiro dia de transporte integrado da Grande Florianópolis em operação para definir se mudanças se fazem necessárias. “Estaremos focados no retorno do [transporte] intermunicipal. Cremos que teremos aumento de viagens a partir do centro e uma movimentação maior do Ticen (Terminal de Integração do Centro)”, afirmou o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

Ainda de acordo com ele, haverá reforço no monitoramento da Guarda Municipal de Florianópolis. “Estamos preparados e monitorando para rápido atendimento”, explica.

Gean Loureiro advertiu, no sábado (20), a população sobre cuidados com a Covid-19 e o impacto no transporte público – Foto: Reprodução Twitter/NDGean Loureiro advertiu, no sábado (20), a população sobre cuidados com a Covid-19 e o impacto no transporte público – Foto: Reprodução Twitter/ND

Outra medida a ser adotada nos próximos dias será a aplicação de uma pesquisa aos usuários. Entre os itens do questionário, perguntas sobre origem e destino do passageiro, se usa o transporte a trabalho ou por outro motivo, além de especificar em qual ramo de atividade econômica ele atua (comércio, serviços etc).

Cuidados serão os mesmos adotados na Capital

As exigências de segurança sanitária do transporte intermunicipal serão as mesmas já determinadas pela Prefeitura de Florianópolis desde o dia 17. Entre elas, a higienização e o check-in opcional na plataforma de rastreabilidade do coronavírus no transporte coletivo.

Assim como a obrigatoriedade da máscara, pagamento somente com cartão pré-pago e lotação máxima de 40% da capacidade de cada tipo de veículo. Então, o transporte intermunicipal também funcionará somente de segunda a sexta-feira.

Alem disso, qualquer irregularidade deve ser denunciada no site da Vigilância em Saúde ou Guarda Municipal de Florianópolis pelo 153.

Os novos quadros de horários do transporte coletivo intermunicipal devem ser consultados nos sites de cada empresa.

Confira:

+ Trânsito