Trecho Sul da BR-101 em SC passa a contar com socorro médico e mecânico 24h

Estará valendo, a partir do próximo domingo, o atendimento 24h para os usuários da BR-101 Sul; a cobertura está inclusa no contrato de concessão do trecho

O trecho Sul da BR-101 de Santa Catarina vai passar a contar com serviço de atendimento 24h. A cobertura inclui bases de atendimento, viaturas de apoio, socorro médico e mecânico, além de inspeção do tráfego.

Equipe disponibilizada pela CCR, segundo a concessionária, já está treinada para atuar no trecho – Foto: CCR Costeira/divulgação/NDEquipe disponibilizada pela CCR, segundo a concessionária, já está treinada para atuar no trecho – Foto: CCR Costeira/divulgação/ND

A medida já faz parte do trabalho que está sendo realizado no trecho desde a validação do contrato, assinado em 6 de junho de 2020, quando uma série de melhorias e incrementos foram adotadas no trecho de pouco mais de 220 quilômetros de extensão, em um vínculo assinado pelos próximos 30 anos.

Serão quatro praças de pedágios distribuídas no trecho, localizadas em Laguna (km 298), Tubarão (km 344), Araranguá (km 404) e São João do Sul (km 457).

De acordo com o que foi repassado pela CCR (Concessionária Catarinense de Rodovias S.A), são 150 pessoas empregadas e disponíveis para atuarem nos serviço de atendimento permanente.

As cancelas devem ser abertas no começo de março, conforme estimativa da empresa e da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres).

Números

No total são 4 bases de atendimento ao Usuário, 2 Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: 4 resgates, 2 resgates Uti’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas mini pás carregadeiras para atendimento a incidentes.

Mais serviços

Bases Operacionais e de Atendimento
As bases funcionam 24 horas por dia e contam com banheiros com acessibilidade, fraldário, café, água potável, microondas, área para descanso, estacionamento, livro de manifestações do usuário e totem de autoatendimento para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO), entre outras informações da Concessionária.

Essas estruturas estão localizadas em Imbituba (km 269), Laguna (km 308), Jaguaruna (km 351) e São João do Sul (km 451).

Viaturas de Inspeção de Tráfego
A inspeção de tráfego atua no monitoramento de todo o trecho e tem como objetivo detectar quaisquer ocorrências e anormalidades por toda a faixa de domínio que possam interferir no bom andamento do fluxo.

Os profissionais que atuam na área, monitoram a via, cuidam da sinalização e realizam a liberação de pista, quando necessário. Também realizam o combate a pequenos focos de incêndio, retiram resíduos da faixa de rolamento, entre outros.

Atendimento Pré-Hospitalar
O serviço de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) é um serviço bastante importante, pois salva vidas. Neste atendimento, no ambiente do acidente, acontece a estabilização adequadamente às vítimas, o que reduz o tempo de internação. Ele será prestado por 66 profissionais entre socorristas, enfermeiros e médicos. Esses colaboradores passaram por treinamento específico focado no atendimento de ocorrências de trânsito, estando aptos, inclusive, a realizar o desencarceramento de vítimas presas em ferragens. Ao todo serão 6 ambulâncias, das quais duas serão UTI’s móveis dotadas com os melhores equipamentos de socorro médico, dispostas em locais estratégicos ao longo da rodovia e prontas para atender ocorrências no menor tempo possível.

Socorro mecânico
A empresa confirmou que funcionários já treinados pela concessionária estarão aptos a realizar diagnósticos veiculares simples, como pane mecânica, elétrica, seca. Além disso, podem fazer a troca de pneus, recarga de baterias e pequenos reparos. Caso não seja possível resolver o problema, o veículo do usuário poderá ser removido para o local de apoio mais próximo, por meio de uma de suas cinco viaturas de guincho leve e pesado.

Praça de pedágio sendo construída no trecho Sul da BR-101; cancelas serão ativadas em março – Foto: Diogo de Souza/NDPraça de pedágio sendo construída no trecho Sul da BR-101; cancelas serão ativadas em março – Foto: Diogo de Souza/ND

A CCR ViaCosteira reforça, ainda, que também já estarão disponíveis seus canais de comunicação como o 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia.

CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

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