VÍDEO: cabo rompido provoca grave acidente de trânsito em Blumenau

Mulher de 36 anos está internada no Hospital Santo Antônio, onde passou por cirurgia na perna e no braço

A câmera de segurança de uma casa na rua Santa Maria, região Sul de Blumenau, registrou um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã desta segunda-feira (22). Pouco antes das 8h, um caminhão rompeu uma fiação e uma motociclista que vinha no sentido contrário da via acabou enroscada no cabo.

Como é possível observar nas imagens, o veículo da coleta do lixo trafegava normalmente na pista, fez uma conversão à esquerda e atingiu o fio de uma operadora de telefonia. Logo aparece a motociclista Rubiana Mueller. O cabo se prende ao guidão da moto dela, o veículo empina e vai parar numa vidraça.

Motociclista fica ferida após acidente com fiação de telefonia – Foto: Reprodução/Redes sociais/NDMotociclista fica ferida após acidente com fiação de telefonia – Foto: Reprodução/Redes sociais/ND

A mulher, de 36 anos, estava a caminho do trabalho. Ela teve fratura exposta e segue internada. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Santo Antônio, Rubiana passou por cirurgia no braço e na perna. O quadro clínico é considerado estável, mas existe a possibilidade de sequelas, segundo os médicos.

Segundo a Guarda de Trânsito, o caminhão do lixo não foi o responsável pelo acidente, pois o veículo tem a altura recomendada. O problema teria sido provocado pela fiação baixa. Agentes contam que a situação é recorrente e chegou a ser criado um grupo com funcionários de operadoras e guardas para troca de informações em casos semelhantes.

Responsabilização

A operadora do cabo rompido pode ser responsabilizada pelo acidente e até condenada a pagar indenização à vítima. Desde de 2017, Blumenau tem uma lei chamada Linha Limpa que regulamenta a disposição de cabos e fios na cidade. Uma das exigências é que haja identificação da operador responsável pelo cabeamento.

Isso facilita, por exemplo, que a comunidade possa alertar a operadora caso a fiação esteja baixa e colocando em risco a segurança das pessoas. Se não for possível identificar, é possível acionar o Procon, que atende também via WhatsApp, no número  (47) 99920-0083.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Trânsito