VÍDEO: Três caminhões usam área de escape na BR-376 e evitam acidentes

Com problemas nos freios, os veículos estavam descendo a Serra da BR-376; situações aconteceram em menos de 24 horas

Graças à área de escape na Serra da BR-376, em Guaratuba (PR), três caminhões “sem freios” escaparam de acidentes na rodovia, entre as noites de terça (15) e quarta-feira (16). As três ocorrências aconteceram em um intervalo de 20h40.

Ocorrências aconteceram entre terça (15) e quarta (16)Ocorrências aconteceram entre terça (15) e quarta (16) – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

O primeiro caso foi registrado às 23h38 da noite de terça-feira. Na ocasião, o motorista de um caminhão decidiu usar o dispositivo quando percebeu que o veículo apresentou problemas nos freios.

Após direcionar o caminhão para a área de escape, o condutor, de 51 anos, parou em segurança depois de 32 metros.

Menos de quatro horas depois, às 6h de quarta-feira, outro motorista, de 30 anos, precisou utilizar o espaço emergencial.

Dirigindo um caminhão com 14 toneladas de roupas, ele percebeu problemas no sistema frenagem dois quilômetros antes de chegar ao dispositivo da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho. Ele fazia a rota semanalmente e já conhecia o dispositivo.

Vídeo: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

A terceira entrada, às 20h57 de quarta-feira, aconteceu quando um motorista de 70 anos percebeu problemas nos freios.  O caminhão estava carregado com 14 toneladas de farinha de trigo.

Sobre a área

A área de escape foi inaugurada em novembro de 2019 pela Arteris Litoral Sul. Ao todo, 70 entradas já foram feitas e 141 vidas salvas.

O mecanismo possui um sistema de pórtico rolante automatizado, que facilita a remoção dos veículos da Área e liberação para operação.

Assista aos vídeos:

+

Trânsito

Loading...