Acidentes com ciclistas aumentam mais de 30% em Joinville

Crescimento no uso de bicicletas em Joinville vem acompanhado, também, de aumento nos acidentes envolvendo ciclistas

A pandemia trouxe mudanças de hábitos que, provavelmente, serão levadas para toda a vida. Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, é o aumento expressivo de bicicletas nas ruas que chama a atenção.

Joinville tem 146 quilômetros de extensão de ciclovias, mas muitos trechos da cidade não são assistidos – Foto: Luciano Moraes/Arquivo/NDJoinville tem 146 quilômetros de extensão de ciclovias, mas muitos trechos da cidade não são assistidos – Foto: Luciano Moraes/Arquivo/ND

Com o modelo mais sustentável de locomoção, no entanto, surgiram também mais acidentes envolvendo ciclistas. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito de Joinville, foram 430 ocorrências do tipo de janeiro a julho de 2021.

O número representa um aumento de 31,50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 327 acidentes envolvendo bicicletas foram registrados.

“Como os ônibus pararam de funcionar, ficaram com horários reduzidos, o pessoal acabou usando mais as bicicletas para fazer trânsito”, comenta Alexandre Roger Demaria, gerente do Departamento de Trânsito do município.

Em Joinville, conhecida como a Cidade das Bicicletas, existem cerca de 190 quilômetros de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e calçadas compartilhadas estruturadas – segundo a publicação Joinville Cidade em Dados 2020 . O número, no entanto, é considerado pequeno para quem usa esse meio de transporte.

Extensão cicloviária em Joinville – Joinville em Dados 2020 – Foto: Arte/NDExtensão cicloviária em Joinville – Joinville em Dados 2020 – Foto: Arte/ND

O metalúrgico Cezar Gomes, que faz 16 km de bicicleta todos os dias, conhece bem a realidade de insegurança. Ele já foi vítima do trânsito e diz que “sentiu na pele o tamanho do problema”.

“Eu venho de bicicleta há oito anos, e nesses oito anos eu sofri quatro acidentes de bicicleta com carro”, relembra. “É uma situação de desconforto, de impotência, porque muitas vezes a gente não é respeitado pelos motoristas no trânsito”, lamenta.

A jornalista Dani Lando, de 35 anos, contou à reportagem do ND, em maio deste ano, que começou a andar de bicicleta justamente durante a pandemia. Seus lugares preferidos para pedalar estão nas ruas das zonas Sul e Leste da cidade.

Dani Lando passou a pedalar com a pandemia e percebe diferenças na infraestrutura em vários pontos da cidadeDani Lando passou a pedalar com a pandemia e percebe diferenças na infraestrutura em vários pontos da cidade – Foto: Arquivo pessoal/Dani Lando

Segundo ela, na zona Sul, a falta de ciclovias é mais evidente. Na rua Teresópolis, por exemplo, nas imediações do bairro Guanabara, um trecho de ciclofaixa foi danificado por causa de obras de saneamento há cerca de três semanas e, até agora, não foi recuperado.

“Nesse trecho, muitas vezes o ciclista precisa sair da ciclofaixa para passar pelo obstáculo e acaba invadindo a pista dos veículos, o que deixa uma sensação de bastante insegurança”, destacou, na ocasião.

Acidentes são recorrentes

Ocorrências envolvendo bicicletas em Joinville são, frequentemente, noticiadas no ND+. No final de julho, um ciclista escapou da morte após ficar embaixo de um carro que se envolveu em um acidente, capotou, invadiu a calçada e o atingiu.

Pouco antes, em maio, uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que um ciclista é atropelado e arrastado por um caminhão, que saía da rua Eugênio Ernesto Kunde em direção à rua Olavo Bilac, a principal do bairro Pirabeiraba, na zona Norte de Joinville.

Orientações

Segundo Alexandre Roger Demaria, alguns cuidados precisam ser tomados para que os riscos sejam minimizados. Ele explica que os ciclistas precisam se atentar a condições adversas – como chuva, aclives e declives.

“Não aproveitar o declive para descer ‘a toda’, por exemplo. Descer com bastante cautela”, explica Alexandre. “Quando chegar em um cruzamento, o ciclista tem que respeitar o sinal vermelho, respeitar o pedestre”, completa.

*Com informações de Valdir Bezerra, repórter da NDTV

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Transportes

Loading...