Acompanhe como foi a volta dos ônibus em Joinville

Transporte coletivo na cidade retornou na madrugada desta terça-feira após mais de um mês paralisado

Os ônibus voltaram a circular em Joinville, no Norte do Estado, nesta terça-feira (1º). Com novas medidas de segurança, o transporte público começou a operar às 3h50 da madrugada.

Ônibus retornaram nesta terça após mais de um mês suspenso – Foto: Luana Amorim/ND

O Terminal Central de Joinville é o que concentra o maior número de passageiros mas apesar do primeiro dia de retomada, segundo a Vigilância Sanitária, não houve momentos de aglomeração, mesmo nos horários de pico. A expectativa é de que na sexta-feira (4), o fluxo seja maior.

Por volta das 8h, foi possível perceber que as medidas de segurança estavam sendo cumpridas.

Um fiscal da Vigilância Sanitária da cidade fazia o controle dos passageiros. A fiscalização tentava garantir o distanciamento social nas filas, quantidade de passageiros nos veículos e a utilização de máscara por parte da população  e dos motoristas que usam o transporte. Porém, apesar das orientações, ainda havia tumulto na hora do embarque.

No início da manhã, terminal central já registrava movimento de passageiros – Foto: Luana Amorim/ND

Em cada um dos terminais da cidade haverá um fiscal da Vigilância atuando em dois turnos. Quando os ônibus atingem a lotação permitida, os agentes orientam as pessoas a não entrarem nos veículos.

Além disso, cada ônibus possui três frascos de álcool gel em cada porta. No terminal, ainda, equipes fazem a higienização das catracas.

Catracas e veículos estão sendo constantemente higienizados – Foto: Luana Amorim/ND

Para a empregada doméstica Edinamar Souza Gomes, a volta do transporte coletivo foi positiva.

“Antes eu fazia o percurso até o trabalho de bicicleta, então, demorava bem mais. Neste primeiro dia foi bem tranquilo, tudo bem restrito”, explica.

Já para Ana Claudia Goltz Fereira, que trabalha no setor financeiro, os passageiros também têm se conscientizado para evitar a contaminação.

“As pessoas estão tendo mais consciência, elas evitam sentar próximas. Algumas até preferem ficar de pé, para evitar a aglomeração”, relata.

Nos terminais, há marcações nas filas para evitar contato – Foto: Luana Amorim/ND

Diferente da última liberação, os idosos podem usar o transporte coletivo da cidade. Porém, a recomendação é de que o uso só seja feito extrema necessidade.

Os ônibus em Joinville estavam suspensos desde o dia 20 de julho, devido a alta taxa de contágio do novo coronavírus na cidade. Com a liberação do transporte público, não está mais autorizada a circulação de motocicletas e motonetas nas faixas exclusivas para ônibus do município.

+

Transportes