Avançam obras de duplicação e revitalização da rua Deputado Antônio Edu Vieira

Nesta segunda-feira (27) terá início a recuperação da drenagem ao lado do Centro Tecnológico da UFSC e a limpeza de nova área para fins de terraplanagem, próximo da entrada do bairro Córrego Grande

Uma demanda histórica da comunidade local, as obras de duplicação e revitalização da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, iniciadas no dia 20 de julho deste ano, avançam. Nesta segunda-feira (27), terá início a recuperação da drenagem ao lado do CTC (Centro Tecnológico), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e a limpeza de nova área para fins de terraplanagem, próximo da entrada do bairro Córrego Grande.

Obras de revitalização da rua Deputado Antônio Edu Vieira foram retomadas em julho deste ano – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/NDObras de revitalização da rua Deputado Antônio Edu Vieira foram retomadas em julho deste ano – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

A iniciativa é realizada por meio da Operação Asfaltaço, da Prefeitura de Florianópolis. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Capital, que executa o projeto, desde que a iniciativa começou a ser executada, foram realizadas duas frentes de trabalho: as execuções do prolongamento da galeria de drenagem que fica na rótula da Eletrosul e da terraplanagem em frente aos prédios do CTC da UFSC.

Destes serviços são realizados ainda, no momento, a terraplanagem e a execução da estrutura que vai receber a pavimentação em frente ao CTC, serviços que continuarão a ser executados na próxima semana, em paralelo aos novos trabalhos previstos pela secretaria.

O secretário adjunto de Infraestrutura da Prefeitura de Florianópolis, Marco Antônio Medeiros Júnior, destaca a importância da obra para a comunidade. “Essa obra aguardada há tantos anos vai melhorar muito a mobilidade na região da universidade.  O município estuda ainda a implantação de um binário utilizando a avenida Cesar Seara, e as ruas Capitão Romualdo de Barros e Edu Vieira, no trecho Armazém Vieira até a Eletrosul”, afirma.

Mudanças previstas no projeto

O investimento nos serviços é de R$ 8.298.059,38 e as obras, realizadas pela empreiteira Ebrax Construtora, têm  prazo de oito meses para serem concluídas.

O projeto será executado no trecho de 1,3 km que vai da rótula da Dona Benta, na entrada da Rua João Pio Duarte Silva, até a rótula da Eletrosul, na esquina com a Avenida César Seara e inclui a duplicação do trecho com pavimentação asfáltica, restauração do pavimento da pista existente,  melhoramento das alças de acesso e retorno, implantações de passeios e ciclovia bidirecional, ou seja, com duas faixas que permitem a passagem em ambos os sentidos, no lado da UFSC; além da finalização da recuperação do sistema de drenagem e sinalização viária.

O canteiro central será feito de modo que, no futuro, possa transformar-se em corredor exclusivo de ônibus. Para o início do serviço, uma nova licitação precisou ser lançada para contratação de empresa responsável pela execução das obras após a rescisão do contrato entre a Prefeitura e a empreiteira MJRE Construtora Ltda.

O rompimento ocorreu em meados do ano passado, por solicitação da empresa, devido a problemas financeiros. Na vigência desse contrato foi executada quase a totalidade dos serviços de drenagem e terraplanagem da área.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...